FAMÍLIA ESCRAVA NUMA BOCA DO SERTÃO.LENÇÓES, 1860-1888
Palabras clave:
Família escrava, boca do sertão, inventários, casamento de escravos, Slave family, hinterland access, inventories, marriagesResumen
Utilizando dados extraídos de inventários e registros de casamentos de escravos e libertos, este artigo trata da existência da família escrava em Lençóes, à época em que esta vila era uma boca do sertão, área de conflitos entre os povoadores brancos e os remanescentes indígenas que habitavam a porção ocidental da Província de São Paulo nos meados do século XIX. Diferentemente do que tem enfatizado a historiografia tradicional, os escravos constituíam famílias, mesmo sob as condições adversas em que viviam.Em Lençóes, cerca de um terço da população escrava maior de 15 anos arrolada nos inventários era ou havia sido casada. Alguns plantéis desta vila eram constituídos exclusivamente por famílias. Os registros de casamento também trazem a marca da família: mais da metade deles trazia ao menos o nome de um dos progenitores, reconhecimento de parte da sociedade da importância das relações de parentesco entre os cativos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.