E NO ENTANTO É PRECISO CANTAR: CARLOS LYRA E O COMPROMISSO COM A CANÇÃO
Palabras clave:
música, engajamento, indústria fonográfica, Bossa NovaResumen
Na primeira metade da década de 1960 tradição e modernidade, engajamento e indústria fonográfica, qualida- d e artística e sucesso, não eram fatores e condições excludentes para os músicos da vertente nacionalista da Bossa Nova. Nesse contexto de produção artístico-cultural que se esboçava, encontrar uma fórmula para atuar criticamente dentro de uma estrutura de mercado tornou-se um dos principais dilemas da intelectualidade engajada às causas nacionalistas da época. Com essas preocupações, cada indivíduo ou grupo tentou encontrar uma solução coerente para esse problema: como se manter engajado e participante, tendo em vista a indústria cultural acenando com oportunidades de reconhecimento profissional e retorno financeiro? Na área da música, as respostas para essa questão dependeram da trajetória e da personalidade de cada intérprete, compositor ou produtor musical. Carlos Lyra, então,por sua atuação em várias frentes (CPC da UNE, Teatro de Arena, Cinema Novo, entre outros) e por sua produção a r t í s t i c a , foi um dos primeiros músicos a explicitar a preocupação com o engajamento da Bossa Nova. Assim, como se deu as contradições e ambigüidades desse contexto sóciohistórico e, conseqüentemente, a participação do compositor no cenário político e cultural, é um dos principais objetivos deste artigo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.