Os primórdios da imprensa paulista: José da Costa Carvalho, fundador de O Farol Paulistano (1827-1831)
Palabras clave:
São Paulo, imprensa, intelectuais, elite política, newspaper, intellectuals, political groupsResumen
A difusão da imprensa no Brasil coincide com o próprio processo de formação do Estado-nacional. De 1808 a 1831, o jornal impresso logrou conquistar amplo espaço nos meios intelectuais e políticos da Corte e das províncias. Outrossim, ele ganhou as ruas, sendo importante veículo de formação da opinião pública. Discutimos neste artigo o aparecimento da imprensa na cidade de São Paulo, abordando aspectos ainda pouco conhecidos: a vida intelectual no burgo planaltino nas primeiras décadas do Oitocentos; a composição das elites locais, que se inserem na trama política nacional; e o perfil intelectual de José da Costa Carvalho, fundador de O Farol Paulistano, primeiro jornal impresso da cidade de São Paulo. A análise se pauta na leitura de exemplares do jornal citado e na apreciação do inventário da biblioteca de nosso personagem, o que nos permitiu acompanhar não apenas o discurso explicitado na folha semanal por ele editada, bem como suas matrizes intelectuais.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.