O campo, a participação popular e a experiência do planejamento territorial participativo: políticas e identidade rural no Pará. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0010
Palabras clave:
Planejamento Territorial Participativo, Mundo Rural, Participação PopularResumen
O Planejamento Territorial Participativo no Pará foi elaborado como um programa norteador do Governo do Estado no ano de 2007, constituindo-se enquanto um dos três macro-objetivos da ação governamental. Ele era associado à ideia de criação de espaços de participação e integração regional, tendo como objetivos a elaboração do Plano Plurianual 2008-2011 de forma democrática e participativa por meio da inclusão de demandas de cunho municipal e regional decididas em etapas de participação popular que culminaram com a instalação de conselhos regionais e estadual de participação e controle social, para os quais foram eleitos 3983 conselheiros. Estes conselheiros representavam diferentes segmentos e grupos sociais, entre os quais mereceram destaque aqueles ligados ao meio agrário/rural (agricultores, agroextrativistas, apicultor, camponês, extensionista rural, hortifrutigranjeiro, lavrador, pecuarista, pescador, pequenos, médios e grandes produtores rurais e sindicalistas rurais) distribuídos proporcionalmente entre as 12 regiões de integração do Estado.
Tendo como pressuposto um índice considerável de conselheiros ligados ao mundo rural, o objetivo deste trabalho é analisar dentre estes conselheiros a sua identidade rural e o modo como a dicotomia rural-urbano se expressou no processo de pensar o Estado e a sua integração regional. Trabalharemos com os perfis dos conselheiros, com as demandas apresentadas durante as Assembleias Públicas Municipais (APMs) registradas em Ata, bem como com o perfil das demandas eleitas e integradas ao PPA 2008-2011 e as Leis Orçamentários Anuais de 2007, 2008, 2009 e 2010, sistematizados pela equipe do PTP e pela SEPOF. Pretendemos debater os recursos públicos destinados ao atendimento do “campo paraense” e o simbolismo do que é/seja viver no interior do Estado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.