Uma campanha política para uma eleição que não aconteceu: as práticas propagandísticas dos integralistas em Garanhuns-PE (1936-1937).
Palabras clave:
Ação Integralista Brasileira, Garanhuns, campanha presidencial, loja maçônica,Resumen
Nesse artigo discutiremos o envolvimento dos militantes da Ação Integralista Brasileira (AIB) no município de Garanhuns, no agreste pernambucano, durante a campanha presidencial de Plínio Salgado. O processo de construção da imagem pública de um candidato vai ser nossa principal meta. Para isso, analisaremos o jornal do núcleo da AIB local, intitulado de A Razão, meio pelo qual as propostas políticas desse grupo foram divulgadas aos leitores do referido periódico, entre os anos de 1936 e 1937. No entanto, as práticas propagandísticas dos integralistas na cidade não se deram sem a presença de uma oposição, conferimos uma atenção especial aos membros da loja maçônica O Mensageiro do Bem, que desempenharam uma ferrenha campanha de oposição à candidatura do líder da AIB, apoiando, em contrapartida, o nome do então presidenciável José Américo de Almeida. Desse modo, buscaremos analisar como uma campanha política de âmbito nacional, igual à de Salgado, interferiu no cotidiano desta cidade do interior pernambucano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.