Uma campanha política para uma eleição que não aconteceu: as práticas propagandísticas dos integralistas em Garanhuns-PE (1936-1937).

Autores

  • Márcio Moraes

Palavras-chave:

Ação Integralista Brasileira, Garanhuns, campanha presidencial, loja maçônica,

Resumo

Nesse artigo discutiremos o envolvimento dos militantes da Ação Integralista Brasileira (AIB) no município de Garanhuns, no agreste pernambucano, durante a campanha presidencial de Plínio Salgado. O processo de construção da imagem pública de um candidato vai ser nossa principal meta. Para isso, analisaremos o jornal do núcleo da AIB local, intitulado de A Razão, meio pelo qual as propostas políticas desse grupo foram divulgadas aos leitores do referido periódico, entre os anos de 1936 e 1937. No entanto, as práticas propagandísticas dos integralistas na cidade não se deram sem a presença de uma oposição, conferimos uma atenção especial aos membros da loja maçônica O Mensageiro do Bem, que desempenharam uma ferrenha campanha de oposição à candidatura do líder da AIB, apoiando, em contrapartida, o nome do então presidenciável José Américo de Almeida. Desse modo, buscaremos analisar como uma campanha política de âmbito nacional, igual à de Salgado, interferiu no cotidiano desta cidade do interior pernambucano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Moraes

Graduado em licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possuindo experiência na área de ensino e na pesquisa no campo da História, com ênfase em História do Brasil, estudando especificamente a atuação da Ação Integralista Brasileira (AIB) na cidade de Garanhuns-PE entre os anos que correspondem ao Estado Novo (1937-1945).

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

MORAES, M. Uma campanha política para uma eleição que não aconteceu: as práticas propagandísticas dos integralistas em Garanhuns-PE (1936-1937). Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4083. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos