o MOBILIDADE URBANA INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO TRAJETO CASA-ESCOLA À CIDADANIA DA CRIANÇA

Autores

  • Daniela Ramos Programa de Pós-Graduação em Administração/PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello PROPAD/UFPE
  • Antônio Fagner da Silva Bastos PROPAD/UFPE

Resumo

A mobilidade urbana é um direito da criança, porém, a experiência de andar pelas ruas tem se tornado cada vez mais rara para as crianças brasileiras, principalmente para as que vivem em áreas urbanas. Portanto, o deslocamento casa-escola é o contato mais próximo que essas crianças têm com os espaços urbanos, dada a sua recorrência cotidiana. É por meio da mobilidade que essas crianças participam das comunidades em que vivem. Tornam-se cidadãos. Nesse sentido, buscamos compreender como a experiência vivida pelas crianças no deslocamento casa-escola são importantes para a construção de sua cidadania. Assim, por meio de um estudo etnográfico em um bairro socialmente vulnerável do Recife – município do interior do estado de Pernambuco – pudemos compreender que, por meio do deslocamento casa-escola, as crianças convivem com seus pares e demais cidadãos no entorno de suas escolas e exercem uma cidadania ativa. Por outro lado, também pudemos observar que os direitos urbanos das crianças não são respeitados no que diz respeito à mobilidade urbana.

Biografia do Autor

Sérgio Carvalho Benício de Mello, PROPAD/UFPE

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. É consultor ad hoc tanto do CNPq quanto da CAPES. Atualmente é membro de diversos corpos editoriais de revistas e revisor de dezenas de periódicos Qualis. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: Administração Pública, Política e Planejamento Governamentais, Estudos Urbanos; Políticas da Mobilidade; Tecnologias para Qualidade de Vida; Tecnologias Assistivas; Políticas Públicas de Inovação e Resiliência Urbana; Migração, Mobilidades e Movimento; Pós-colonialidade, Espacialidade e Cosmopolitismo Subalterno; Pós-Estruturalismo. Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade (MOBIS).

Antônio Fagner da Silva Bastos, PROPAD/UFPE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), linha de pesquisa Organização e Sociedade, campo temático de Estudos Urbanos e de Cultura Pop (EUCP). Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e Políticas da Mobilidade (MOBIS). Membro do grupo de pesquisa Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações (MIGRA). Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE. Áreas de interesse: Administração Pública; Estudos Urbanos, Ações Coletivas de Direito à Cidade; Políticas Públicas da Mobilidade; Migrações.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

RAMOS, D.; CARVALHO BENÍCIO DE MELLO, S.; DA SILVA BASTOS, A. F. o MOBILIDADE URBANA INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO TRAJETO CASA-ESCOLA À CIDADANIA DA CRIANÇA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 30, p. 19, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/21075. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas urbanas e organização espacial: pensando as cidades - 2023