o MOBILIDADE URBANA INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO TRAJETO CASA-ESCOLA À CIDADANIA DA CRIANÇA
Resumo
A mobilidade urbana é um direito da criança, porém, a experiência de andar pelas ruas tem se tornado cada vez mais rara para as crianças brasileiras, principalmente para as que vivem em áreas urbanas. Portanto, o deslocamento casa-escola é o contato mais próximo que essas crianças têm com os espaços urbanos, dada a sua recorrência cotidiana. É por meio da mobilidade que essas crianças participam das comunidades em que vivem. Tornam-se cidadãos. Nesse sentido, buscamos compreender como a experiência vivida pelas crianças no deslocamento casa-escola são importantes para a construção de sua cidadania. Assim, por meio de um estudo etnográfico em um bairro socialmente vulnerável do Recife – município do interior do estado de Pernambuco – pudemos compreender que, por meio do deslocamento casa-escola, as crianças convivem com seus pares e demais cidadãos no entorno de suas escolas e exercem uma cidadania ativa. Por outro lado, também pudemos observar que os direitos urbanos das crianças não são respeitados no que diz respeito à mobilidade urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).