CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E SEGREGAÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE CÓRDOBA NA ARGENTINA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0001

Autores

  • Carolina Cravero Bailetti UFPR

Palavras-chave:

criminalização – pobreza – segregação – Cidade - Córdoba

Resumo

O objetivo do artigo é analisar um caso de violência urbana atravessada por mecanismos de criminalização da pobreza, assim como discursos autoritários que legitimam o controle social de uma parcela da população através da presença policial sobre eles. Partindo de conceitos e categorias teóricas do campo da sociologia, ciência política e antropologia analisa-se o caso da cidade de Córdoba, na Argentina. Entretanto por se tratar de um estudo de caso mostra em termos gerais como os dispositivos de controle são exigidos e instalados por certos atores de poder que reclamam ao Estado presença armada e policial.

Biografia do Autor

Carolina Cravero Bailetti, UFPR

Mestre pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doutoranda em sociologia na Universidade Federal do Paraná, Brasil. Linha de trabalho: segregação social. Bolsista OEA-GCUB. 

Downloads

Publicado

2014-08-11

Como Citar

CRAVERO BAILETTI, C. CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E SEGREGAÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE CÓRDOBA NA ARGENTINA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0001. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 9–18, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6133. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume I