CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E SEGREGAÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE CÓRDOBA NA ARGENTINA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0001

Autores

  • Carolina Cravero Bailetti UFPR

Palavras-chave:

criminalização – pobreza – segregação – Cidade - Córdoba

Resumo

O objetivo do artigo é analisar um caso de violência urbana atravessada por mecanismos de criminalização da pobreza, assim como discursos autoritários que legitimam o controle social de uma parcela da população através da presença policial sobre eles. Partindo de conceitos e categorias teóricas do campo da sociologia, ciência política e antropologia analisa-se o caso da cidade de Córdoba, na Argentina. Entretanto por se tratar de um estudo de caso mostra em termos gerais como os dispositivos de controle são exigidos e instalados por certos atores de poder que reclamam ao Estado presença armada e policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Cravero Bailetti, UFPR

Mestre pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doutoranda em sociologia na Universidade Federal do Paraná, Brasil. Linha de trabalho: segregação social. Bolsista OEA-GCUB. 

Downloads

Publicado

2014-08-11

Como Citar

CRAVERO BAILETTI, C. CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E SEGREGAÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE CÓRDOBA NA ARGENTINA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0001. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 9–18, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6133. Acesso em: 11 dez. 2025.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume I