FASCÍNIO NO MMA: O PAPEL DA REDE GLOBO NA CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO ANDERSON SILVA (2010-2014)

Authors

  • Fábio Ehlke Rodrigues Faculdades Integradas Espírita. Secretaria de Educação do Paraná.

Keywords:

Rede Globo, Esporte, Ídolo, Anderson Silva, MMA.

Abstract

O presente artigo investiga de que forma a mídia esportiva alavanca ídolos no esporte, através das contribuições de Hans Ulrich Gumbrecht sobre o fascínio. Neste estudo interdisciplinar, propomos verificar de que forma o fascínio contribuiu para que a Rede Globo transformasse em ídolo o lutador de MMA Anderson Silva no Brasil. Como a temática está relacionada à História do Tempo Presente, buscamos respaldo teórico-metodológico para sua melhor compreensão. Conclui-se, portanto, que a emissora conseguiu alavancar a carreira do atleta e popularizar o produto UFC no país.

Author Biography

Fábio Ehlke Rodrigues, Faculdades Integradas Espírita. Secretaria de Educação do Paraná.

Especialista em História do Brasil, CPGEX, Faculdades Integradas Espírita.

Professor de História, da SEED, NRE CURITIBA.

http://lattes.cnpq.br/3198311319469439

 

Published

2017-12-21

How to Cite

EHLKE RODRIGUES, F. FASCÍNIO NO MMA: O PAPEL DA REDE GLOBO NA CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO ANDERSON SILVA (2010-2014). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 338, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/10361. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Esporte, Lazer e Sociedade