FASCÍNIO NO MMA: O PAPEL DA REDE GLOBO NA CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO ANDERSON SILVA (2010-2014)

Autores/as

  • Fábio Ehlke Rodrigues Faculdades Integradas Espírita. Secretaria de Educação do Paraná.

Palabras clave:

Rede Globo, Esporte, Ídolo, Anderson Silva, MMA.

Resumen

O presente artigo investiga de que forma a mídia esportiva alavanca ídolos no esporte, através das contribuições de Hans Ulrich Gumbrecht sobre o fascínio. Neste estudo interdisciplinar, propomos verificar de que forma o fascínio contribuiu para que a Rede Globo transformasse em ídolo o lutador de MMA Anderson Silva no Brasil. Como a temática está relacionada à História do Tempo Presente, buscamos respaldo teórico-metodológico para sua melhor compreensão. Conclui-se, portanto, que a emissora conseguiu alavancar a carreira do atleta e popularizar o produto UFC no país.

Biografía del autor/a

Fábio Ehlke Rodrigues, Faculdades Integradas Espírita. Secretaria de Educação do Paraná.

Especialista em História do Brasil, CPGEX, Faculdades Integradas Espírita.

Professor de História, da SEED, NRE CURITIBA.

http://lattes.cnpq.br/3198311319469439

 

Publicado

2017-12-21

Cómo citar

EHLKE RODRIGUES, F. FASCÍNIO NO MMA: O PAPEL DA REDE GLOBO NA CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO ANDERSON SILVA (2010-2014). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 338, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/10361. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Esporte, Lazer e Sociedade