ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PROJETO, PROCESSOS, GESTÃO
Abstract
A presente pesquisa aborda a política de escola de tempo integral num município do Estado do Paraná com o objetivo de conhecer o processo de implantação de tal política a fim de identificar concepções, características e dificuldades, bem como de contribuir com o debate sobre o tema. Desenvolveu-se numa abordagem qualitativa e interpretativa com estudo bibliográfico e pesquisa de campo. O estudo bibliográfico apoiou-se em autores cuja produção na área é considerada relevante, como Teixeira (1976; 1967; 1971), Freire (1982), Arroyo (2012), Gadotti (2009) Maurício (2009), Brandalise e Rodrigues (1998), Cavaliere (2007), Moll (2012), Coelho e Cavaliere (2002) e Antunes e Padilha (2010). A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de questionários visando coletar dados junto a 9 gestores pertencentes às escolas da rede municipal que tinham a política de tempo integral em andamento. Constatou-se que a escola de tempo integral nem sempre está associada à de educação integral e que houve ganhos quanto às condições de trabalho dos professores (hora-atividade) e o cuidado e alimentação das crianças. Há que se avançar em termos de espaço físico, ampliação do quadro de educadores e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico face à proposta em tela.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).