ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PROJETO, PROCESSOS, GESTÃO

Autores

  • Beatriz Gomes Nadal UEPG, Brasil
  • Palloma Santos Delgobo

Resumo

A presente pesquisa aborda a política de escola de tempo integral num município do Estado do Paraná com o objetivo de conhecer o processo de implantação de tal política a fim de identificar concepções, características e dificuldades, bem como de contribuir com o debate sobre o tema. Desenvolveu-se numa abordagem qualitativa e interpretativa com estudo bibliográfico e pesquisa de campo. O estudo bibliográfico apoiou-se em autores cuja produção na área é considerada relevante, como Teixeira (1976; 1967; 1971), Freire (1982), Arroyo (2012), Gadotti (2009) Maurício (2009), Brandalise e Rodrigues (1998), Cavaliere (2007), Moll (2012), Coelho e Cavaliere (2002) e Antunes e Padilha (2010). A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de questionários visando coletar dados junto a 9 gestores pertencentes às escolas da rede municipal que tinham a política de tempo integral em andamento. Constatou-se que a escola de tempo integral nem sempre está associada à de educação integral e que houve ganhos quanto às condições de trabalho dos professores (hora-atividade) e o cuidado e alimentação das crianças. Há que se avançar em termos de espaço físico, ampliação do quadro de educadores e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico face à proposta em tela.

Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, UEPG, Brasil

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

NADAL, B. G.; DELGOBO, P. S. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PROJETO, PROCESSOS, GESTÃO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 150–165, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/13670. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre