VIGILÂNCIA COMUNICATIVA? DAS SOCIABILIDADES VIRTUAIS ÀS DEMANDAS RELACIONAIS ENTRE ORGANIZAÇÃO E CONSUMIDOR. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0006.

Authors

  • Wellington Teixeira Lisboa Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

Consumo. Comunicação Organizacional. Sociabilidade. Virtualidade.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo central explorar a temática da transversalidade da internet e da virtualidade nas experiências socioculturais dos últimos tempos, destacando pontos de análise que dizem respeito aos desafios epistemológicos e às perspectivas que essa nova realidade sociotécnica imprime à prática profissional e à pesquisa no campo das Ciências da Comunicação, em particular da Comunicação Organizacional. Em um viés interdisciplinar, incide-se sobre um conjunto de posicionamentos teóricos, sistematizados, sobretudo, nos campos da Sociologia e das Ciências da Comunicação, acerca das dimensões estruturais da virtualidade no mundo contemporâneo, sinalizando demandas, riscos e oportunidades na interdependência comunicativa entre organizações e o público consumidor.

Author Biography

Wellington Teixeira Lisboa, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente e pesquisador no Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades da Universidade Católica de Santos. Diretor científico da Associação Brasileira de Relações Públicas, seção São Paulo (ABRP/SP).

Published

2013-08-15

How to Cite

LISBOA, W. T. VIGILÂNCIA COMUNICATIVA? DAS SOCIABILIDADES VIRTUAIS ÀS DEMANDAS RELACIONAIS ENTRE ORGANIZAÇÃO E CONSUMIDOR. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0006. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 73–83, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4808. Acesso em: 16 may. 2024.