TENDÊNCIAS ORIENTADORAS DOS REFERENCIAIS CURRICULARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PONTA GROSSA – PR

Autores/as

Resumen

A pesquisa tem como objetivo desvelar as tendências historiográficas que orientam a disciplina de história nos Referenciais Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Ponta Grossa /PR. O material empírico é constituído pelos Referenciais Curriculares Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, homologado pelo Conselho Municipal de Educação de Ponta Grossa em 2019. A partir da análise deste documento, problematizamos os dados coletados, à luz do Materialismo Histórico e Dialético. Na primeira parte do artigo, abordamos sobre as tendências historiográficas Positivista, Escola dos Annales e Marxista, mostrando sua influência no ensino e pesquisa em história. Posteriormente, analisamos os Referenciais Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa/PR, identificando a presença das tendências historiográficas mencionadas. Nas considerações finais indicamos que o documento não contempla a perspectiva marxista e prioriza o Positivismo e a escola dos Annales, especialmente à terceira geração conhecida como História Nova.

Publicado

2023-05-19

Cómo citar

BRITO DELABONA BOUTIN, A. C.; MICHALISKI SCUDELAREK, . A. M. .; DALAPRIA THOMAZ, N. .; FERREIRA MONTEIRO, karine. TENDÊNCIAS ORIENTADORAS DOS REFERENCIAIS CURRICULARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PONTA GROSSA – PR. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 30, p. 17, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/19590. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos