TENDÊNCIAS ORIENTADORAS DOS REFERENCIAIS CURRICULARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PONTA GROSSA – PR
Resumo
A pesquisa tem como objetivo desvelar as tendências historiográficas que orientam a disciplina de história nos Referenciais Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Ponta Grossa /PR. O material empírico é constituído pelos Referenciais Curriculares Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, homologado pelo Conselho Municipal de Educação de Ponta Grossa em 2019. A partir da análise deste documento, problematizamos os dados coletados, à luz do Materialismo Histórico e Dialético. Na primeira parte do artigo, abordamos sobre as tendências historiográficas Positivista, Escola dos Annales e Marxista, mostrando sua influência no ensino e pesquisa em história. Posteriormente, analisamos os Referenciais Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa/PR, identificando a presença das tendências historiográficas mencionadas. Nas considerações finais indicamos que o documento não contempla a perspectiva marxista e prioriza o Positivismo e a escola dos Annales, especialmente à terceira geração conhecida como História Nova.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).