GRAMÁTICA E ENSINO: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Palavras-chave:
ensino/aprendizagem, gramática, texto, metodologiasResumo
Este estudo compara teorias sobre o ensino de Língua Portuguesa como meio de desenvolvimento da capacidade lingüística do falante nativo do Português do Brasil a partir de pesquisa bibliográfica. Aponta como principal resultado a viabilidade de um ensino que contemple o estudo das variantes coloquiais ao lado da variante padrão. Conclui que uma metodologia centrada em atividades de produção e interpretação de textos relacionados com a experiência do cotidiano do aluno pode contribuir para o aumento de seu repertório lingüístico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).