A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SETOR DE TURISMO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0007.

Autores

  • Marilia Barbosa Gonçalves UFRN
  • Messalina Karoline Oliveira Lod
  • Artur Manuel Marulo

Palavras-chave:

Globalização. Tecnologias de Informação e Comunicação. Profissional de Turismo. Consumidor.

Resumo

A globalização tem provocado mudanças no perfil e no comportamento do consumidor e nas relações comerciais, exigindo que o mercado adapte-se e avance juntamente à velocidade desse fenômeno. Para acompanhá-lo, indústria e setores de prestação de serviço têm inovado e se aprimorado cada vez mais, não só no que oferecem, mas também em como oferecem, para satisfazer aos seus clientes. A fim de atender as exigências desse consumidor, o mercado busca, então, profissionais mais qualificados. No turismo, não foi diferente, o setor sofreu consequências positivas e negativas, devido à globalização. Visando a prestação de um serviço de excelência, os profissionais devem se qualificar tanto em conhecimentos gerais, como também específicos do setor. Usando uma metodologia literária, baseada em autores, como Bauman (1999), Giddens (2007), Bourdieu (1977), este artigo discute, mediante olhar crítico, a influência da globalização na qualificação dos profissionais de turismo.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Como Citar

GONÇALVES, M. B.; OLIVEIRA LOD, M. K.; MARULO, A. M. A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SETOR DE TURISMO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0007. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 85–97, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4765. Acesso em: 24 nov. 2024.