Do presente para o passado: uma reflexão sobre o Ensino de História Medieval na contemporaneidade<br> From present to past: a reflection on the teaching of medieval history in the contemporary times

Autores

  • Luciano José Vianna (UPE) Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170018

Palavras-chave:

Ensino de História Medieval, Presente e passado, contemporaneidade

Resumo

 Neste artigo, apresentamos uma breve (e inicial) reflexão sobre o Ensino de História Medieval no Brasil. Em um primeiro momento, refletimos sobre a revolução historiográfica e os novos objetos que surgiram no panorama historiográfico desde o começo do século passado, destacando como este desenvolvimento se refletiu no Medievalismo brasileiro. Em seguida, abordamos os problemas permanentes em termos de Ensino de História Medieval, ou seja, os conceitos e as barreiras (didáticas) temporais. Por fim, esboçamos algumas ideias sobre a relação entre o presente e o passado como um caminho possível a ser seguido no Ensino de História Medieval e uma proposta voltada para a reflexão através da arquitetura. Como conclusão, destacamos a possibilidade de como o Ensino de História Medieval no Brasil pode ser realizado a partir da realidade contemporânea servindo como caminho para a reflexão sobre o Ensino de História.

 

 

 In this article, we present a short (and initial) reflection on the teaching of Medieval History in Brazil. First, we reflect on the historiographical revolution and the news objects that emerge in the historiographical landscape since the beginning of the last century, highlighting how this development was reflected in the Brazilian Medievalism. After that, we discussed on the permanent problems in the teaching of Medieval History, that is, the concepts and the temporal (didactic) limits. Lastly, we trace some ideas on the relation between the present and the past as a possible way to be followed in the teaching of the Medieval History and a proposal focused on reflection through architecture. As a conclusion, we highlight the possibility of how the teaching of Medieval History in Brazil can be realized from the contemporary times, in order to serve as way to the reflection on the teaching of the History.

 

 

 En este artículo, presentamos una breve (e inicial) reflexión sobre la enseñanza de la Edad Media en Brasil. En un primer momento, reflexionamos sobre la revolución historiográfica y los nuevos objetos que surgieron en el paisaje historiográfico des del comienzo del siglo pasado, con especial atención a la influencia de este desarrollo en el medievalismo brasileño. Enseguida, analizamos los problemas permanentes en relación a la enseñanza de la Edad Media, es decir, los conceptos y las barreras (didácticas) temporales. En el último momento, delineamos algunas ideas sobre la relación entre el presente y el pasado como una vía posible para ser desarrollado en la enseñanza de la Edad Media y una propuesta dirigida hacia la reflexión mediante la arquitectura. Como conclusión, resaltamos la posibilidad de como la enseñanza de la Edad Media en Brasil puede ser realizada desde la realidad contemporánea, sirviendo como ejemplo hacia la reflexión sobre la enseñanza de la Historia.

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Biografia do Autor

Luciano José Vianna (UPE), Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

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Publicado

2018-02-01