A educação para a não-violência e os direitos das pessoas com surdocegueira<br><i>The education for non- violence and the rights of the persons with deafblindness<br><i>La educación para la no violencia y los derechos de las personas con sordoceguera
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20180020Resumo
O presente artigo, com um caráter ensaístico, pensa a educação como um instrumento que pode produzir uma consciência verdadeira, porque avessa a todas as formas de violência. As referências teóricas são Adorno e Arendt, em um diálogo com trechos da obra autobiográfica de Helen Keller. Esta nos mostra como as pessoas com surdocegueira evidenciam aspectos do combate à violência pouco notados.
Abstract: The present article, with an essayistic character, thinks about education as an instrument that can produce a true conscience, because averse to all forms of violence. The theoretical references are Adorno and Arendt, in a dialogue with excerpts from the autobiographical work of Helen Keller. She shows us how persons with deafblindness put in evidence aspects of the fight against violence little noticed.
Keywords: Communication. Deafblindness. History. Nonviolence. Education.
Resumen: El presente artículo, con un carácter ensayista, piensa la educación como un instrumento que puede producir una conciencia verdadera, porque contra todas las formas de violencia. Las referencias teóricas son Adorno y Arendt, en un diálogo con extractos de la obra autobiográfica de Helen Keller. Esta nos muestra como las personas con sordoceguera evidencian aspectos del combate a la violencia poco notados.
Palabras clave: Comunicación. Sordoceguera. Historia. No-Violencia. Educación.
Métricas
Referências
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 190 p. [Textos originais de 1960-1969]
______. Teoria da Semicultura. Trad. de Newton Ramos de Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. Moura Abreu, com colaboração de Paula Ramos de Oliveira. Educação e Sociedade: Revista Quadrimensal de Ciência da Educação, Campinas: Papirus, Ano XVIII, nº 56, dez. 1996. p.388-411. [Original publicado em 1959] Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2014. (Paginação irregular na versão digital consultada.)
ARENDT, H. Responsabilidade e julgamento. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 376 p. [Textos originais de 1959-1975]
______. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 11 ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. 408 p. [Original publicado em 1958]
______. Entre o Passado e o Futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. 350 p. [Original publicado em 1954]
BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão. Brasília, DF, jul. 2017.
EMI, L. C. Y. A escola pública em uma cidade regida pela lógica do privado: motes para discussões e reflexões. In: ANAIS do X Colóquio internacional do LEPSI “Crianças públicas, adultos privados” e V Congresso da RUEPSY – Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. (Editor: Rinaldo Voltolini). Disponível em: <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1875&cond=12& some=1>. Último acesso em: 27 out. 2016.
IRMEN, F.; KOLLERT, A. M. C. Langenscheidts Taschenwörterbuch Portugiesisch. Berlim/ Munique/Viena/Zurique/Nova Iorque: Langenscheidt, 1995.
KELLER, H. A história da minha vida: com suas cartas (1887-1901) e um relato suplementar sobre sua educação, incluindo trechos das narrativas e cartas da professora, Anne Mansfield Sullivan, por John Albert Macy. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Rio de Janeiro: Editorial VITÓRIA Limitada, 1956. (Biblioteca da Nova Cultura - vol. XI)
SÃO PAULO. Prefeitura Municipal de São Paulo. Lei nº 14.441, de 20 de junho de 2007. Dispõe sobre a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e Guias-Intérpretes para surdocegos, no âmbito do município de São Paulo. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/sao-paulo/lei-ordinaria/2007/1445/14441/lei-ordinaria-n-14441-2007-dispoe-sobre-a-criacao-da-central-de-interpretes-da-lingua-brasileira-de-sinais-libras-e-guias-interpretes-para-surdocegos-no-ambito-do-municipio-de-sao-paulo>. Acesso em: 02 jul. 2018.
________. Secretaria do Governo Municipal. Decreto nº 52.785, de 10 de novembro de 2011. Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) na rede municipal de ensino. Disponível em: <https://normain.wordpress.com/legislacao-municipal-emebs-decreto-52785-de-10-11-11/>. Acesso em: 20 jul. 2014.
________. Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº 5.707, de 12 de dezembro de 2011. Regulamenta o Decreto 52.785 de 10/10/2011 que criou as Escolas de Educação Bilíngue para Surdos - EMEBS na Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. Disponível em: <http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt= 13122011P%200570720 11SME>. Acesso em: 20 jul. 2014
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. (Biblioteca pedagógica)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.