A educação para a não-violência e os direitos das pessoas com surdocegueira<br><i>The education for non- violence and the rights of the persons with deafblindness<br><i>La educación para la no violencia y los derechos de las personas con sordoceguera

Autores

  • Lia Cazumi Yokoyama Emi Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20180020

Resumo

O presente artigo, com um caráter ensaístico, pensa a educação como um instrumento que pode produzir uma consciência verdadeira, porque avessa a todas as formas de violência. As referências teóricas são Adorno e Arendt, em um diálogo com trechos da obra autobiográfica de Helen Keller. Esta nos mostra como as pessoas com surdocegueira evidenciam aspectos do combate à violência pouco notados. 

Abstract: The present article, with an essayistic character, thinks about education as an instrument that can produce a true conscience, because averse to all forms of violence. The theoretical references are Adorno and Arendt, in a dialogue with excerpts from the autobiographical work of Helen Keller. She shows us how persons with deafblindness put in evidence aspects of the fight against violence little noticed.

Keywords: Communication. Deafblindness. History. Nonviolence. Education.

Resumen: El presente artículo, con un carácter ensayista, piensa la educación como un instrumento que puede producir una conciencia verdadera, porque contra todas las formas de violencia. Las referencias teóricas son Adorno y Arendt, en un diálogo con extractos de la obra autobiográfica de Helen Keller. Esta nos muestra como las personas con sordoceguera evidencian aspectos del combate a la violencia poco notados.

Palabras clave: Comunicación. Sordoceguera. Historia. No-Violencia. Educación.

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Biografia do Autor

Lia Cazumi Yokoyama Emi, Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Bacharel em História pela FFLCH-USP (1998), Licenciada pela FE-USP (2000), Mestre em História Social pela FFLCH-USP (2002), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP (2017), Especialista em Formação de Educadores de Pessoas com Deficiências Sensoriais e Múltiplas Deficiências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), Especialista em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação pelo Centro Universitário SENAC (2008), Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011), Especialista em Educação de Pessoas com Deficiência da Áudiocomunicação pela FMU (2012). Ampla experiência como historiadora/pesquisadora, tendo atuado na editora Mameluco (2004-2008) e no Projeto Antônio Ermírio de Moraes - no Memória Votorantim (2011-2015). Atua na área com projetos relacionados a acervos históricos de instituições privadas, acervos históricos empresariais, acervos familiares e acervos pessoais. Experiência consistente e diversificada como docente no ensino básico regular, em atendimento especializado e no ensino superior: atuou como Professora de História na Prefeitura do Município de São Paulo (2009-2013) e como Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI-CEFAI-DRE Ipiranga, 2011-2012). Foi professora da AHIMSA, atendendo alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial (2003-2004). Atuou, paralelamente, como professora de inglês no Projeto Educação do Instituto Intercultural (2001-2007) e como professora assistente no ensino superior no Instituto Radial de Ensino e Pesquisa, tendo iniciado nessa mesma instituição como intérprete de LIBRAS (2002-2004). Ainda no ensino superior, foi tutora da disciplina TCC na Pós-Graduação em Libras - Modalidade EAD - UNILEYA (2016-2017). Desde 2016 ministra aulas e palestras como professora convidada no Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE DE SÃO PAULO, onde atuou como Consultora de Vendas de projetos educacionais InCompany (2014-2015). Como educadora/mediadora, desenvolveu projetos junto ao Núcleo de Ação Educativa do Memória Votorantim (2014-2015), compôs a equipe de educadores da 32ª Bienal de Artes de São Paulo (2016), entre outros projetos de curta duração. (Texto Plataforma Lattes)

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Publicado

2019-02-12

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier