Para que serve o ensino de história? As atribuições à disciplina de história no Fundamental II nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná e na Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20190010Resumo
Resumo: neste artigo apresentamos uma análise das funções do ensino de história dos três principais documentos voltados ao nível Fundamental II no Estado do Paraná: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (2008) e Base Nacional Comum Curricular (2017).
Metodologicamente, realizamos um estudo conceitual e contrastivo, que nos permitiu ressaltar semelhanças e diferenças entre os três documentos oficiais. Os resultados foram: 1) identificamos dois tipos de funções atribuídas ao ensino de história, que nomeamos de funções formais e funções ideológicas; 2) os documentos sugerem que a função ideológica é resultado da função formal; 3) porém, apresentamos a hipótese de que elas são autônomas; 4) deste modo, defendemos que precisamos assumir as funções ideológicas como produto de determinadas escolhas éticas (e não consequência do ensino de fenômenos
históricos) e, assim, ampliar o debate dessa questão para além dos grupos de especialistas a fim de
definirmos qual o tipo de história desejamos para o ensino escolar.
Palavras-chave: Funções do Ensino de História. Ensino de História. Parâmetros Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Base Nacional Comum Curricular.
Abstract: in this paper we present an analysis of the functions of the history teaching of the three main
documents directed to Fundamental level II in the State of Paraná: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (2008) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Methodologically, we performed a conceptual and contrastive study, which allowed us to highlight similarities and differences between the three official documents. The results were: 1) we identified two types of functions attributed to the teaching of history, which we call formal functions and ideological functions; 2) the documents suggest that the ideological function is the result of formal function; 3) however, we present the hypothesis that they are autonomous; 4) in this way, we argue that we must assume the ideological functions as the product of certain ethical choices (and not the consequence of the teaching of historical phenomena) and thus extend the debate of this question beyond the groups of experts in order to define what kind of history we wish for school education.
Keywords: Functions of History Teaching. History Teaching. Parâmetros Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Base Nacional Comum Curricular.
Resumen: En este artículo presentamos un análisis de las funciones de la enseñanza de historia de los tres principales documentos orientados al nivel Fundamental II en el Estado de Paraná: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (2008) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Metodológicamente, realizamos un estudio conceptual y contrastivo, que nos
permitió resaltar similitudes y diferencias entre los tres documentos oficiales. Los resultados fueron: 1) identificamos dos tipos de funciones atribuidas a la enseñanza de historia, que nombramos funciones formales y funciones ideológicas; 2) los documentos sugieren que la función ideológica es resultado de la función formal; 3) sin embargo, presentamos la hipótesis de que ellas son autónomas; 4) de este modo, defendemos que necesitamos asumir las funciones ideológicas como producto de determinadas elecciones éticas (y no consecuencia de la enseñanza de fenómenos históricos) y, así, ampliar el debate de esta cuestión más allá de los grupos de expertos a fin de definir qué tipo de historia deseamos para la enseñanza escolar.
Palabras clave: Funciones de la Enseñanza de Historia. Enseñanza de Historia. Parâmetros Curriculares
Nacionais. Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Base Nacional Comum Curricular.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.