A revista Querida e a memória das leitoras iratienses na década de 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20200001

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar as relações de gênero e as representações de mulheres na revista Querida e na sociabilidade de suas leitoras da cidade de Irati-PR na década de 1960. Querida era conservadora e estava inserida em uma sociedade que preservava o modelo tradicional, mas que ao mesmo tempo aspirava em se tornar moderna, em seus discursos ela transitava entre o moderno e o tradicional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cibeli Grochoski (UFPR), Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa de "Espaços e Sociabilidades". Mestrado em História pelo Programa de Pós Graduação em História - Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Área de concentração: História e e Regiões (2020). Especialista em "Ensino Religioso" e em "Metodologia do Ensino de História" pela instituição de ensino São Luís (2018). Graduada em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2017), campus Irati/PR

Nadia Maria Guariza (UNICENTRO), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é vice coordenadora do Mestrado em História na Universidade Estadual do Centro-Oeste e professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Ciência Política, História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história, gênero, catolicismo, educação e culto mariano. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR. Orientadora do Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Artigos | Articles | Artículos