El ojo del Estado
La cultura escolar desde la fotografía como relevamiento de la obra pública, Escuela Normal Mixta Río Cuarto 1906-1926
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210024Resumo
Na Argentina, o início da produção de tomadas fotográficas geradas pelo Ministério de Obras Públicas no início do século XIX teve como objetivo registrar a obra pública como uma amostra de uma obra planejada, executada e auditada pelo Estado. Os órgãos governamentais se encarregaram de promover uma imagem das reformas prediais para mostrar as “modernidades” que se iam construindo em nome do progresso, encontrando neste formato os meios mais adequados para exemplificar graficamente a realidade (Harasic y Troisi, 2014). Além disso, inclui uma inserção precoce no campo educacional devido às suas amplas possibilidades de documentação do contexto escolar. Desse modo, a utilização dessas tomadas como fonte histórica permite reconhecer as configurações simbólicas e materiais, exibindo não só a realidade, mas também as formas silenciosas de educar (Martins, 2019).
É nesta perspectiva que no presente trabalho analisamos parte do conjunto documental do lote fotográfico correspondente ao levantamento da obra que constituiu a construção da Escola Normal Mista de Río Cuarto, entre 1905 e 1926, quando terminou a chegada do mobiliário escolar. Atender à complementação da fotografia com fontes escritas que nos permita reconstruir a dimensão empírica da cultura escolar (Escolano Benito, 2004) na cidade de Río Cuarto no início do século passado.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.