El ojo del Estado

La cultura escolar desde la fotografía como relevamiento de la obra pública, Escuela Normal Mixta Río Cuarto 1906-1926

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210024

Resumo

Na Argentina, o início da produção de tomadas fotográficas geradas pelo Ministério de Obras Públicas no início do século XIX teve como objetivo registrar a obra pública como uma amostra de uma obra planejada, executada e auditada pelo Estado. Os órgãos governamentais se encarregaram de promover uma imagem das reformas prediais para mostrar as “modernidades” que se iam construindo em nome do progresso, encontrando neste formato os meios mais adequados para exemplificar graficamente a realidade (Harasic y Troisi, 2014). Além disso, inclui uma inserção precoce no campo educacional devido às suas amplas possibilidades de documentação do contexto escolar. Desse modo, a utilização dessas tomadas como fonte histórica permite reconhecer as configurações simbólicas e materiais, exibindo não só a realidade, mas também as formas silenciosas de educar (Martins, 2019).

É nesta perspectiva que no presente trabalho analisamos parte do conjunto documental do lote fotográfico correspondente ao levantamento da obra que constituiu a construção da Escola Normal Mista de Río Cuarto, entre 1905 e 1926, quando terminou a chegada do mobiliário escolar. Atender à complementação da fotografia com fontes escritas que nos permita reconstruir a dimensão empírica da cultura escolar (Escolano Benito, 2004) na cidade de Río Cuarto no início do século passado.

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Biografia do Autor

Yamila Gánzer (UNRC), Grupo de Investigación y Extensión en Historia Regional- Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional de Río Cuarto

Profesora en Historia por la Universidad Nacional de Río Cuarto. Está realizando la Maestría en Ciencias Sociales (UNRC). Fue becaria de investigación de la Secretaría de Ciencia y Técnica de la UNRC y del Consejo Interuniversitario Nacional. Miembro de la Junta Municipal de Historia de Río Cuarto.

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Publicado

2021-12-02