“Amuada e orgulhosa”

mulheres casadas na imprensa católica paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210021

Resumo

A partir dos conceitos de Cultura e Representação este estudo analisa as representações de papéis femininos na coluna “Figurinos de Senhora” de 1939, presente no periódico católico A Palavra de Belém do Pará. Além disso, evidenciaremos o gênero como categoria para analisarmos os artigos da referida coluna e apontarmos as diferenças entre homens e mulheres evidenciadas nos argumentos do periódico.

Palavras-chaves: representação, gênero, mulheres, imprensa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flaviana Moraes Pantoja (UFRRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Possui graduação em História (Licenciatura/ Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2014) e mestrado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor colaborador de História no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor/Tutor - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e Técnico em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Pará, gênero, imprensa, práticas de cura.

Izabel Cristine Silva dos Santos (UFRRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui graduação em História pela universidade estadual do amazonas  (2018). Com experiência e interesse de pesquisa nas áreas de História e Literatura, História das mulheres e relações de gênero, História Cultural da Amazônia.

Downloads

Publicado

2021-12-01