Dos Independentistas aos Balaios

A participação popular nas lutas políticas no Maranhão imperial (1823-1841)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210009

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação popular nas lutas sociais e políticas no período que corresponde à construção da nova ordem imperial no Maranhão, da adesão à Independência (1823) à revolta da Balaiada (1838-1841), uma vez que as interpretações conservadoras tentaram minimizar a importância das guerras pela independência e também a participação popular nesses conflitos que marcaram as primeiras décadas do Estado nacional brasileiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabeth Sousa Abrantes Abrantes (UEMA), Universidade Estadual do Maranhão

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (UL). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação História, Ensino, Narrativas (Mestrado Profissional - PPGHIST/ UEMA) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM).

Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus (UFMA), Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Downloads

Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier