A literatura afro-brasileira de autoria feminina como fonte histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220021

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo pensar a literatura afro-brasileira de autoria feminina como fonte para a construção das aprendizagens históricas. O texto abordará concepções teóricas e metodológicas, contribuições do movimento da Escola do Annales, problematizações sobre a fonte literária em consonância com o campo da Educação Histórica, o protagonismo negro e o inconformismo na escrita da história.

Palavras-chave: fontes históricas; literatura-afro-brasileira; aprendizagens históricas.

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Biografia do Autor

Janaina Rodrigues Pitas (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá, Linha de Pesquisa "Fronteiras, Identidades e Culturas". É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Histórica LAPEDUH-UFPR e GPEDUH-UFMT. Possui graduação em História (2006) e mestrado em História Social (2013), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da Educação Histórica; História do Ensino de História; Literatura afro-brasileira de autoria feminina como fonte histórica em sala de aula/no ensino de História e Formação de professores. É professora de história na rede Estadual de Mato Grosso - SEDUC/MT. Atuou como professora-formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de 2009 a 2019, principalmente na abordagem para Educação das Relações Étnico-raciais; Formadora Regional Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (2014-2015); Formadora do Pro-funcionário (2013); Tutora no curso Ensinando e aprendendo com as TICs e Elaboração de projetos (2009/2010).

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Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier