Decolonialidades, Subalternidades e Modernidades
a costura da estética terceiro-mundista na episteme criativa das artes e das humanidades de Koellreutter
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220005Resumo
Este artigo tem por intenção refletir e demonstrar a criação de jogos de improvisação, como prática decolonial na educação musical e a interseção fenomênica das decolonialidades, das subalternidades e das modernidades, atravessada pela costura da criação da estética terceiro-mundista, na episteme criativa das artes e das humanidades de Koellreutter. Arte da brasilidade e suas raízes europeias, tendo em vista o (des)envolvimento musical das escolas de música no Brasil, o deslocamento geográfico da modernidade e a refundação epistemológica atravessando o atlântico. Por meio de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, apresenta uma discussão sobre Conceitos que trazem à tona alguns problemas sobre "Europa, Modernidade e Eurocentrismo" que permeiam o movimento modernista e grande parte da trajetória de Hans-Joachim Koellreutter no Brasil e internacionalmente será apontada, explicando esses conceitos dentro de um referencial teórico, apontando uma mudança de sentido desses termos que são colocados como absolutos e tradicionais na educação, emergindo uma visão colonizadora da história e um questionamento quanto à prática da criação musical. Diante de todas essas discussões, podemos quebrar certos paradigmas que vinculam a música eurocêntrica a um pensamento musical decolonial.
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