Os paradoxos da modernidade na fantasia de J. R. R. Tolkien (1917-1949)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220022

Resumo

Os temas recorrentes na ficção fantástica de J. R. R. Tolkien – decadência, desencanto, tragédia e ameaça – são um retrato de sua época e, sobretudo, uma crítica aguda e conservadora ao mundo moderno e às pretensões racionalistas que o geraram. O autor quis mostrar, em termos literários, que o projeto iluminista possuía, em si mesmo, o germe de sua própria destruição.

Palavras-chave: século XX, modernidade, literatura fantástica, Tolkien, conservadorismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roney Pavani (IFES), Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (Campus Nova Venécia)

Professor efetivo da área de História do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Nova Venécia. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e mestrado em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). É doutorando em História pela mesma instituição (2022).

Suellen Pereira Miotto Lourenço (IFES), Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (Campus Nova Venécia)

Mestra em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo e doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisa sobre a formação de leitores literários. Possui Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2007). É professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Nova Venécia.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier