Os Paradigmas da conquista e da contenção representados em “O jogo do exterminador” de Orson Scott Card

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220041

Resumo

Em um contexto pluralista contemporâneo, o presente artigo tem por objetivo trazer à luz elementos essenciais dos paradigmas da conquista e da contenção, por intermédio de uma abordagem interdisciplinar entre Sociologia, Direito e Literatura, em especial, dialogando conceitos com a obra literária “O Jogo do Exterminador” de Orson Scott Card. A metodologia adotada será, essencialmente, bibliográfica, pois aproximou autores imersos no debate epistemológico e jusfilosófico para pontos de convergência. Conclui-se que a aproximação da Literatura às demais ciências é uma forma de democratizar o conhecimento, recorrendo a visões modernas como facilitadoras de instrumentos de estudos diversificados. Logo, demonstra-se que o ato de conhecer, não necessariamente significa aniquilar o Outro e conservá-lo é um caminho rumo à evolução epistemológica.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto José Covaia Kosop (UFPR), Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor, com foco específico em Epistemologia Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre (bolsista CAPES) em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA; Pós-Graduado em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS e em Direito Contratual da Empresa pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Graduado em Direito pela mesma instituição; Coordenador Geral e do Curso de Direito da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná - FANEESP. Atualmente é Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI); Membro do grupo de pesquisa em "Epistemologia e Direito" (CNPq/UNICURITIBA) liderado pelo Professor Doutor José Edmilson de Souza-Lima (UNICURITIBA), que dialoga com o grupo de pesquisa liderado pelo Professor Dimas Floriani (UFPR) e Membro do grupo de pesquisa "Direito e Literatura" vinculado ao Centro Universitário Curitiba. Advogado. Foi Vice-Presidente Regional Sul da Federação Nacional de Pós-Graduandos em Direito (FEPODI 2017/2019). Suas pesquisas estão concentradas na área do Direito, sendo seu aporte decolonial e interdisciplinar, sendo alguns de seus interesses associados aos temas: filosofia do direito, meio ambiente, sociologia jurídica, direito e literatura e epistemologia ambiental.

José Edmilson de Souza Lima (UFPR), Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pesquisador e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Suas pesquisas estão concentradas no entrelaçamento entre Ciências Ambientais, aportes sociológicos e jurídicos. Temas de interesse: sustentabilidade, decolonialidade, racionalidades, pluralismo epistêmico, interdisciplinaridade, ensino/pesquisa jurídica e meio ambiente. (Google Acadêmico: Índice h = 10; Índice i10 = 11)

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Artigos | Articles | Artículos