Uma reflexão sobre os Poemas de José Ribeiro Escobar

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DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220024

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos poemas de José Ribeiro Escobar, como forma de expressão dos contextos políticos, sociais e econômicos do primeiro decênio do século XX. A sociedade brasileira passava por transformações urbanas significativas, que tinham por objetivo iluminar e civilizar os espaços públicos com vista à modernidade, retirando os resquícios do Império e refletindo a dimensão urbano-industrial. Nesse ambiente, a escola se configurava como meio de civilizar, propagando que a disciplina e a ordem eram necessárias para que existisse a nação. Escobar procurava sentido para a educação brasileira, defendendo a instrução pública, o professorado e suas concepções pedagógicas quanto aos métodos de ensino. Ele teve forte participação na educação brasileira, no entanto, se intitulava apenas com um educador e poeta, que amava sua pátria. Escobar agregava o rol de intelectuais e experts que discutiam a área educacional no começo do século XX, ao lado de outros educadores, identicamente influentes. Escobar publicava seus poemas com o propósito de reafirmar suas convicções acerca da educação brasileira. Para ele, a escola deveria permitir que os estudantes vivenciassem as experiências prática por meio de materiais concretos, com vistas a formação psicológica, física, educacional, social e moral. Sendo imprescindível educar os estudantes para tornarem-se verdadeiros cidadãos brasileiros. Seus poemas não eram imparciais, mas refletiam os movimentos cívicos-patrióticos, as necessidades e a própria organização da sociedade.

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Biografia do Autor

Ana Maria Antunes de Campos (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Ensino Lúdico, Pós Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui MBA em Educação Cognitiva pela UBC. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de artigos e livros na área educacional Atualmente é professora de Matemática - Ensino Médio, Docente na Pós - Graduação e Palestrante. Participa do Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente - PUC-SP. Participa do grupo de pesquisa: Infância, Cultura e História - GEPICH, do(a) Universidade Federal de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa: História da educação: intelectuais, instituições, impressos, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier