Uma reflexão sobre os Poemas de José Ribeiro Escobar
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220024Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos poemas de José Ribeiro Escobar, como forma de expressão dos contextos políticos, sociais e econômicos do primeiro decênio do século XX. A sociedade brasileira passava por transformações urbanas significativas, que tinham por objetivo iluminar e civilizar os espaços públicos com vista à modernidade, retirando os resquícios do Império e refletindo a dimensão urbano-industrial. Nesse ambiente, a escola se configurava como meio de civilizar, propagando que a disciplina e a ordem eram necessárias para que existisse a nação. Escobar procurava sentido para a educação brasileira, defendendo a instrução pública, o professorado e suas concepções pedagógicas quanto aos métodos de ensino. Ele teve forte participação na educação brasileira, no entanto, se intitulava apenas com um educador e poeta, que amava sua pátria. Escobar agregava o rol de intelectuais e experts que discutiam a área educacional no começo do século XX, ao lado de outros educadores, identicamente influentes. Escobar publicava seus poemas com o propósito de reafirmar suas convicções acerca da educação brasileira. Para ele, a escola deveria permitir que os estudantes vivenciassem as experiências prática por meio de materiais concretos, com vistas a formação psicológica, física, educacional, social e moral. Sendo imprescindível educar os estudantes para tornarem-se verdadeiros cidadãos brasileiros. Seus poemas não eram imparciais, mas refletiam os movimentos cívicos-patrióticos, as necessidades e a própria organização da sociedade.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TEL Tempo, Espaço e Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.