Angústia, Sensualidade e o Enfrentamento do Feminino em Gabriela Cravo e Canela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220033

Resumo

O objetivo do artigo é discutir o sofrimento da protagonista de Gabriela Cravo e Canela (1958), de Jorge Amado. O método é o ensaio teórico e interpretativo e elementos da violência contra a mulher e da cultura patriarcal são discutidos. Observou-se que relações de poder, juízos valorativos e sexistas produziram angústia na protagonista e a fizeram posicionar-se na defesa da singularidade do seu desejo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
497
Oct 04 '22Oct 07 '22Oct 10 '22Oct 13 '22Oct 16 '22Oct 19 '22Oct 22 '22Oct 25 '22Oct 28 '22Oct 31 '22Nov 01 '2234
| |

Biografia do Autor

Igor Benatti (UNESP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduação em Administração pela Universidade Paulista (2016) e graduação em Psicologia pela Universidade de Araraquara (2021), atualmente, Pós-Graduando em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Tem experiência como Facilitador Pedagógico na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e com Desenvolvimento Humano Organizacional e Atração & Seleção, bem como, Psicologia Clínica e pesquisas acerca do discurso e violência de gênero no contexto universitário. Membro desde 2020 do "Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX" - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara) e membro desde 2020 do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Política, Álcool e Drogas - GEPAD" - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista).

Josiane Cristina Bocchi (UNESP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP, 1999). Fez aprimoramento em Psicologia Clínica no Depto de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica (HCFMRP-USP, 2000-2002). Mestre em Ciências (FFCLRP-USP, 2005). Doutora em Filosofia pela UFSCar (2010), com estágio doutoral na Paris 7, pela École Doctorale Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse (2008-2009). Fez pós-doutoramento no Depto de Psicologia (UFSCar, 2010-2012), onde foi docente colaboradora (2011-2012). É Professora Assistente Doutora (em RDIDP) na UNESP, lotada no Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências de Bauru e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (Mestrado profissionalizante) da UNESP/Araraquara. É co-autora de Ontologia Sem espelhos: Ensaio sobre a realidade (Editora CRV, 2015), Psicanálise e sociedade hoje (Selo Cultura Acadêmica e CRV, 2015) e Ontologie sans miroirs - Essai sur la réalité Borges. Descartes. Locke. Berkeley. Kant. Freud (LHarmattan, 2019). É membro do GT "Filosofia e Psicanálise", da ANPOF, e do GT "Psicanálise e Clínica Ampliada", da ANPEPP. Tem experiência de atuação e supervisão em psicologia hospitalar e clínica psicanalítica. As suas principais áreas de conhecimento como pesquisadora e docente são psicopatologia, psicossomática e epistemologia da psicanálise. Atualmente, pesquisa as relações entre psicanálise e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.

Andreza Marques de Castro Leão (UNESP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada em Fonoaudiologia pela FOB- USP (2002) e Pedagogia pela FCL- UNESP (2010), Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR (2004), especialização em Psicopedagogia (2005), Doutorado em Educação Escolar (2009) com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela FCL- Unesp (2012). É professora Livre Docente em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). É Supervisora do CENPE - Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência- CENPE- Unidade Auxiliar da Unesp/FCL. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (2020-2022), como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (2015-2020), e como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL- UNESP (2019-2021). É docente destes programas, estando vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação. É coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil-Unesp, coordenadora de Gestão do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - IEP3- Unesp. Orientou trabalhos de monografias, iniciações científicas, mestrado, doutorado e já supervisionou pós-dos. Já captou Bolsas Pesquisa Regular-Fapesp e bolsa Fapesp (BEPE). Realizou visitas técnico-científica na Universidade de Aveiro (2010), na Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (2014). De 2012 a 2013 participou como professora colaboradora no Núcleo Estruturante do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara-Uniara. Atualmente orienta trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doc. Participa como consultora ad hoc da FAPESP e para agências de pesquisa. É revisora de periódicos científicos nacionais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas temáticas de formação de professores, educação sexual, abuso sexual, violência sexual infantojuvenil e prevenção à violência sexual infantil. 

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier