Angústia, Sensualidade e o Enfrentamento do Feminino em Gabriela Cravo e Canela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220033

Resumo

O objetivo do artigo é discutir o sofrimento da protagonista de Gabriela Cravo e Canela (1958), de Jorge Amado. O método é o ensaio teórico e interpretativo e elementos da violência contra a mulher e da cultura patriarcal são discutidos. Observou-se que relações de poder, juízos valorativos e sexistas produziram angústia na protagonista e a fizeram posicionar-se na defesa da singularidade do seu desejo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Igor Benatti (UNESP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduação em Administração pela Universidade Paulista (2016) e graduação em Psicologia pela Universidade de Araraquara (2021), atualmente, Pós-Graduando em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Tem experiência como Facilitador Pedagógico na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e com Desenvolvimento Humano Organizacional e Atração & Seleção, bem como, Psicologia Clínica e pesquisas acerca do discurso e violência de gênero no contexto universitário. Membro desde 2020 do "Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX" - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara) e membro desde 2020 do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Política, Álcool e Drogas - GEPAD" - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista).

Josiane Cristina Bocchi (UNESP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP, 1999). Fez aprimoramento em Psicologia Clínica no Depto de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica (HCFMRP-USP, 2000-2002). Mestre em Ciências (FFCLRP-USP, 2005). Doutora em Filosofia pela UFSCar (2010), com estágio doutoral na Paris 7, pela École Doctorale Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse (2008-2009). Fez pós-doutoramento no Depto de Psicologia (UFSCar, 2010-2012), onde foi docente colaboradora (2011-2012). É Professora Assistente Doutora (em RDIDP) na UNESP, lotada no Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências de Bauru e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (Mestrado profissionalizante) da UNESP/Araraquara. É co-autora de Ontologia Sem espelhos: Ensaio sobre a realidade (Editora CRV, 2015), Psicanálise e sociedade hoje (Selo Cultura Acadêmica e CRV, 2015) e Ontologie sans miroirs - Essai sur la réalité Borges. Descartes. Locke. Berkeley. Kant. Freud (LHarmattan, 2019). É membro do GT "Filosofia e Psicanálise", da ANPOF, e do GT "Psicanálise e Clínica Ampliada", da ANPEPP. Tem experiência de atuação e supervisão em psicologia hospitalar e clínica psicanalítica. As suas principais áreas de conhecimento como pesquisadora e docente são psicopatologia, psicossomática e epistemologia da psicanálise. Atualmente, pesquisa as relações entre psicanálise e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.

Andreza Marques de Castro Leão (UNESP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada em Fonoaudiologia pela FOB- USP (2002) e Pedagogia pela FCL- UNESP (2010), Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR (2004), especialização em Psicopedagogia (2005), Doutorado em Educação Escolar (2009) com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela FCL- Unesp (2012). É professora Livre Docente em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). É Supervisora do CENPE - Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência- CENPE- Unidade Auxiliar da Unesp/FCL. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (2020-2022), como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (2015-2020), e como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL- UNESP (2019-2021). É docente destes programas, estando vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação. É coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil-Unesp, coordenadora de Gestão do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - IEP3- Unesp. Orientou trabalhos de monografias, iniciações científicas, mestrado, doutorado e já supervisionou pós-dos. Já captou Bolsas Pesquisa Regular-Fapesp e bolsa Fapesp (BEPE). Realizou visitas técnico-científica na Universidade de Aveiro (2010), na Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (2014). De 2012 a 2013 participou como professora colaboradora no Núcleo Estruturante do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara-Uniara. Atualmente orienta trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doc. Participa como consultora ad hoc da FAPESP e para agências de pesquisa. É revisora de periódicos científicos nacionais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas temáticas de formação de professores, educação sexual, abuso sexual, violência sexual infantojuvenil e prevenção à violência sexual infantil. 

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier