As personagens em De amor e de sombra, de Isabel Allende, no contexto da Ditadura Chilena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220038

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a ditadura presente do livro De amor e de sombra (1991), romance de Isabel Allende. Por ser uma das obras mais importantes e pioneiras da carreira da autora, esse tema está muito presente e tem algumas personagens que sofrem as suas consequências. Como principais bases teóricas desse trabalho, utilizamos os estudiosos sobre a ditadura chilena como Joan Garcés (1993) e Emir Sader (1984) com os seus respectivos livros, Allende e as armas da política e Democracia e ditadura no Chile, ambos de grande contribuição nesse estudo e também destacamos o livro de Roberto Simon (2021), O Brasil contra a democracia: a ditadura, o golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul, sobre o mesmo assunto. As demais referências aqui utilizadas foram também de grande contribuição para a nossa pesquisa como os livros Trópicos do discurso (2001), de Hayden White, e O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000) (2010), de Antônio Roberto Esteves, e o artigo “Imagens do insólito e do maravilhoso: construções da historicidade na literatura hispano-americana”, de Ana Lúcia Trevisan. A análise feita nos permite considerar: a época em que a obra foi escrita e a personagem de Gustavo Morante, símbolo de resistência frente à situação política de seu país, o Chile, considerando também o núcleo do qual ela faz parte. A pesquisa é um desdobramento da Dissertação de Mestrado intitulada “O casal de protagonistas em De amor e de sombra, de Isabel Allende: uma análise”.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laís Gerotto de Freitas Valentim (UPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em  Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharela em Letras (habilitação tradutor/intérprete) pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo.

Helena Bonito Couto Pereira (UFPA), Universidade Federal do Pará - UFPA

Coautora de Conceitos e práticas docentes de literatura comparada (2021) Doutora e Mestra em Letras Modernas (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo e, atualmente, é professora visitante no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como professora visitante na Università degli Studi di Perugia, onde realizou também estágio pós-doutoral. Liderou o Grupo de Pesquisa "Literatura no Contexto Pós-moderno" vinculado ao CNPq (2000-2021). Publicação recente: Conceitos e práticas de Literatura Comparada (2021). 

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier