Maneiras de ler e escrever des-integração

Narrativas de dois filhos do exílio argentino no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220040

Resumo

Propomos analisar a configuração textual de dois romances contemporâneos. Por um lado, Catálogo de Formas (2014) do escritor argentino Nicolás Cabral e, por outro lado, Conjunto vacío (2017) da artista plástica mexicana Verónica Gerber Bicecci. Nós os lemos em série porque ambos os autores estão incluídos em uma segunda geração de filhos do exílio argentino no México. Pararemos na observância de uma escrita que ultrapassa o texto e ultrapassa as formas convencionais dentro do literário. Junto a isso, a leitura também ocupa um papel central; já que juntos compõem memórias pessoais para compreender os acontecimentos do passado. A arte atravessa os modos a que nos referimos, neste caso narrativas heterogêneas que envolvem o visual, o histórico e até mesmo uma escrita linear limitada que expõe uma memória narrativa diferente.

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Biografia do Autor

Eugenia Argañaraz (CIS-IDES-CONICET), Centro de Investigaciones Sociales - Instituto de Desarrollo Económico y Social (CIS-IDES-CONICET)

Dra. en Letras, Lic. em Letras Modernas da FFyH-UNC (Faculdade de Filosofia e Humanidades-Universidade Nacional de Córdoba-Argentina). Atua como bolsista de pós-doutorado do CIS-IDES-CONICET e professora de nível superior. Seu atual tema de pesquisa abrange as produções artísticas e literárias dos Filhos e Filhas do exílio argentino no México durante a última ditadura argentina. Durante 2022, realizou uma estada de investigação na FFyL-UNAM que lhe permitiu abordar a investigação no campo cultural Argenmex.

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Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier