O florescer do esperançar da militância

O Comitê Dona Zizi na vida de mulheres rurais do Mato Grande – RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230011

Resumo

Este estudo tem como enfoque sujeitos sociais que foram suprimidos da produção de conhecimento e atuação política sistematicamente junto ao FOMAG (Fórum colegiado dos municípios dos Territórios da Cidadania) do TC do Mato Grande/ RN e que graças à luta pela constituição do comitê Dona Zizi, constroem instrumentos alternativos para uma política mais inclusiva para as mulheres em um campo de forças mais adequado à participação e interesses destas. Refletindo como a militância do feminismo de base rural comunitária pode trazer à cena política mulheres invisibilizadas em seus direitos. Além de contribuir com o debate teórico científico sobre a importância das políticas de abordagem territorial para o rural, frente aos retrocessos dos últimos quatro anos. Conclui-se pela importância do espaço criado e pelas estratégias aprendidas coletivamente que as empoderam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeam Claude de Souza Gomes (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN),Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tendo como linhas de estudos/pesquisa: A Política Nacional de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Natal, O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e sua importância para o processo de formação docente. E atualmente tem como foco de estudo questões relacionadas a diversidade sexual, gênero na esfera da política de desenvolvimento territorial rural, movimento de mulheres rurais e LGTB,S.

Winifred Knox (UFRN), UFRN/PPEUR

Especialização em Filosofia (UFRN - 1996), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento do ES (GEPPEDES/UFES). Atualmente é participante do Laboratório de Estudos Rurais da UFRN e Professora do Departamento de Políticas Públicas, e do Programa de Estudos Urbanos e Regionais. 

Pedro Henrique Bezerra Farias (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais, Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN). Especialista em Direito Digital pela Faculdade Verbo Educacional (VERBO). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É membro do grupo de pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN), do Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP/UERN), do Laboratório de Estudos Rurais (LABRURAL) e do Grupo de Estudos em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento Regional- GEPPEDER, ambos vinculados ao Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN).

Downloads

Publicado

2023-06-19