Mundana, Preta, Mulher de Ashley Gouveia

Nos caminhos de ser mais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230024

Resumo

As intersecções decoloniais de poder, do ser, do saber e da natureza e o Teatro do Oprimido foram as interfaces para a criação da performance Mundana, Preta, Mulher, de Ashley Gouveia, no processo do experimento poético Caminhos de Ser Mais. O objetivo do artigo é discutir as potências poéticas e políticas na busca de giros decoloniais durante o processo de criação de uma atriz/performer negra, no auge da pandemia da covid-19. Os procedimentos utilizados foram o Teatro Imagem e o Tira na Cabeça, de Augusto Boal, em uma atitude cartográfica, conforme Virgínia Kastrup e Eduardo Passos, aliado ao uso das plantas medicinais com chás e banhos. O experimento poético aconteceu de forma on-line, através da Plataforma Zoom.

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Biografia do Autor

Katiuska Tereza Azambuja Salgado (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Envolvida com Cultura há mais de uma década, tem bacharelado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012), foi componente do Núcleo de Estudos de Gênero da UFMS, e pesquisadora bolsista do CNPQ no biênio 2009 - 2010. Cursou 4 semestres em Direção Teatral na Universidade Federal da Bahia (2015), possui Especialização em Gestão Cultural pelo Senac-SP (2019). Tem experiência como atriz (DRT 169/MS), diretora, iluminadora e produtora teatral. É Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea, pela UFMT. Atualmente integra a parte de comunicação da ONG socioambiental Instituto Caracol, e está no segundo ano do Doutorado, com a pesquisa intitulada "Teatro Decolonial em Spa Ancestral", com o Núcleo de Estudos do Contemporâneo, na Faculdade de Comunicação e Artes, no Programa de Pós-Graduação de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Maristela Carneiro (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Atual coordenadora do PPG em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO, da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Docente Adjunta lotada junto à Faculdade de Comunicação e Artes - FCA/UFMT. Líder do NEC - Núcleo de Estudos do Contemporâneo (CNPq). Pós-Doutorado em História (na UFMT) e História Regional (na UNICENTRO). Doutora em História, pela Universidade Federal de Goiás - UFG, tendo realizado período sanduíche na Universita degli Studi di Napoli Federico II, na Itália - UNINA. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, cursou licenciaturas em História e Filosofia e especializações em História Cultural e em Epistemologias do Sul, pela CLACSO. Dentre seus interesses, destacam-se Feminismos e Estudos de Gênero, Cultura Visual e História da Arte, Decolonialidade e Epistemologias do Sul, Estudos da Morte e Cemitérios.

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Publicado

2023-06-19