Operárias da madeira

Trabalho, memórias e identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230040

Resumo

 O objetivo deste artigo é discutir a participação de mulheres no setor madeireiro em Guarapuava, nos anos 1980-2007, a partir de rememorações de antigas operárias da madeira IBEMA/Coralplac. Buscamos historicizar a entrada de mulheres neste setor e como eram as relações de trabalho e familiar. As memórias aqui apresentadas são sobre o cotidiano e as relações de gênero vivenciadas por mulheres trabalhadoras que buscavam sobreviver e melhorar as condições de vida, de si e de familiares. Essas mulheres construíram sua identidade como operárias, se identificam desta forma e se posicionam de maneira orgulhosa que são. Para tanto, apresentamos a situação do setor madeireiro na década de 1980, período de contratação destas mulheres pela empresa madeireira, a fim de contextualizar a situação das primeiras operárias que adentraram no setor. E por fim compreender como esse processo foi desafiador para as operárias e paras suas famílias que dependiam da empresa como fonte de sobrevivência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andriele de Jesus Gomes (UNICENTRO), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Especialista em Educação e novas perspectivas na docência e no Ensino Superior pelo Centro Universitário Campo Real, licenciada em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro, Paraná. Atualmente realizo pesquisa na área da História das mulheres com ênfase na história das operárias da indústria madeireira de Guarapuava dos anos de 1978-2007 no programa de pós-graduação em História na mesma universidade. 

Rosemeri Moreira (UNICENTRO), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste, coordenadora da extensão curricularizada do curso de História, integrante do colegiado PPGH/UNICENTRO e vice-coordenadora do PPGH. Tem experiência na área de História, com ênfase em Pesquisa em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ruralidades,Memória e Patrimônio, Decoloniedades, Historia das Mulheres, Historia das Polícias, Militarismo e Imprensa Militar.

Downloads

Publicado

2023-11-23