Reconfigurar a topografia da experiência

Elementos do método da igualdade de Jacques Rancière em uma cena montada por Pedro Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230042

Resumo

O objetivo deste texto é reunir alguns elementos principais do método da igualdade em Jacques Rancière, tomando como chave a criação de uma cena feita a partir do diálogo com uma personagem do cineasta Pedro Costa. Ao mostrar o aparecimento político do migrante cabo-verdiano Ventura, Rancière explicita sua preocupação com um método que permite a coexistência anti-hierárquica de temporalidades, espacialidades e corporeidades. O método de Rancière se aproxima daquele de Pedro Costa ao elaborar uma escritura que trabalha, em uma superfície rugosa, combinações inusitadas entre materialidades e paisagens, expondo a divisão e as desigualdades que fraturam o comum. Argumentamos que a montagem de uma cena interfere em nossa experiência de apreensão dos sujeitos e de seus modos de figurar no mundo, pois ela redefine “a topografia do perceptível, do pensável e do possível” (RANCIÈRE, 2020, p.830). 

Palavras-chave: método da igualdade, cena, Jacques Rancière, Pedro Costa, experiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela Université Stendhal, Grenoble III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG), UFMG

Professor do Departamento de Psicologia Social da UFMG, onde também leciona no PPGPSI. Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-11-23