Entre Pedagogia do Oprimido e Quarto de Despejo

Um lugar para denúncia social e ação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240017

Resumo

O diálogo entre Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus é o mote do artigo. Objetiva-se refletir a problematização do mundo, entendendo a consciência do ser como parte na desconstrução da invisibilidade social dos oprimidos. De caráter teórico, trazemos em debate o processo de desconstrução da invisibilidade social, sendo a palavra desses autores, instrumento de denúncia social.


Palavras-chave: Oprimido. Opressor. Dialogicidade. Denúncia social.

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Biografia do Autor

Anelise Guedes Holanda Lopes (UERN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014), especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Potiguar - UNP, com Estágio de Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal em regime remunerado no âmbito do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte/MPRN (2018), também participou de congressos, eventos e encontros acadêmicos no período da graduação, atualmente é aluna regular do Mestrado em Ensino no PPGE/ CAPF/ UERN e é membra do Núcleo de Estudos em Educação - NEEd, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros/RN.

Simone Cabral Marinho dos Santos (UERN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

É Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão da UERN (2007). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Foi líder do grupo de pesquisa NEEd no período de 2013 a 2021. É Membro do NEEd, do GEPPE e Núcleo de Extensão NUEDH. Atualmente é Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER -https://propeg.uern.br/rede-ter/) e Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS - Endereço https://rieas.com.br/membros/). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, ensino, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos e sucesso escolar.

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Publicado

2024-06-10