A Educação feminina no Brasil do século XIX

Percursos e reflexões sobre a maranhense Carlota Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240013

Resumo

Resumo: O artigo objetiva refletir sobre a representação e educação feminina no Brasil do século XIX, a partir do percurso e atuação da maranhense Carlota Carvalho. O estudo insere-se no campo de gênero e as discussões que permeiam o contexto social e escolar em um processo de formação humana da mulher do século XIX e reflete sobre o processo de formação, potencialidades e transformações que cercaram a vida e educação de Carlota Carvalho. Para isso, apresentamos alguns indícios presentes em jornais do período e publicações da própria Carlota. Ao mesmo tempo, serão abordados estudos dedicados a pensar a educação feminina no Brasil do século XIX, marcada por avanços, desafios e conquistas significativas, que evidenciaram a importância do papel das mulheres como educadoras e agentes de transformação social.

Palavras-chave: Educação Feminina. Carlota Carvalho. Formação da mulher do século XIX.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Auricelia de Aguiar Silva (UFMA), Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEMA), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIASSELVI).  Áreas de estudos: violência institucional, violência domestica infantil, formação de professores e gênero e sexualidade. E-mail: auricelia.aguiar@discente.ufma.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3716345072403447.ORCID:https://orcid.org/0000-0002-1134-5480

Welingthon dos Santos Silva (UFMA), Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Enfermagem (2013) e Pedagogia (2021) pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), na LINHA 02: Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares. Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira e maranhense. Atuando também nas áreas de psicologia da educação, dificuldades de aprendizagem, educação inclusiva e formação de professores. E-mail: welingthon.santos@discente.ufma.br. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3616282099083171. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-5980-317X. 

Dimas dos Reis Ribeiro (UFMA), Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorado em Serviço Social e Mestrado em História, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Franca. Atualmente é docente na Coordenação de Ciências Humanas (Habilitação em História) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Pinheiro e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), UFMA- Campus de Imperatriz. Áreas de estudo: História Geral, História do Brasil, História da Morte, Arte Cemiterial, Políticas Públicas e Poder Local. E-mail: dimas.ribeiro@ufma.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5918120268518866.ORCID:https://orcid.org/0000-0003-34522600

Kelly Lislie Julio (UFSJ), Universidade de São João Del Rei - UFSJ

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DECED) da Universidade de São João Del Rei e professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisas “Práticas Educativas e Culturais no Brasil” (UFMA-CCSST). Tem interesse nas seguintes áreas: metodologia do en- sino de história, formação de professores, mulheres, família, diversidade, cultura e educação, políticas educacionais e relações étnico-raciais. E-mail: kellylislie@ufsj.edu.br. Endereço para acessar este CV: http://lattes.CNPQ.BR/0498013615092538. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6941-8446.

Downloads

Publicado

2024-06-10