A Educação feminina no Brasil do século XIX
Percursos e reflexões sobre a maranhense Carlota Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240013Resumo
Resumo: O artigo objetiva refletir sobre a representação e educação feminina no Brasil do século XIX, a partir do percurso e atuação da maranhense Carlota Carvalho. O estudo insere-se no campo de gênero e as discussões que permeiam o contexto social e escolar em um processo de formação humana da mulher do século XIX e reflete sobre o processo de formação, potencialidades e transformações que cercaram a vida e educação de Carlota Carvalho. Para isso, apresentamos alguns indícios presentes em jornais do período e publicações da própria Carlota. Ao mesmo tempo, serão abordados estudos dedicados a pensar a educação feminina no Brasil do século XIX, marcada por avanços, desafios e conquistas significativas, que evidenciaram a importância do papel das mulheres como educadoras e agentes de transformação social.
Palavras-chave: Educação Feminina. Carlota Carvalho. Formação da mulher do século XIX.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 TEL Tempo, Espaço e Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.