Políticas Públicas e Feminismo

Histórias de mulheres em situação de violência em Mogi das Cruzes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240015

Resumo

O estudo analisa a trajetória de mulheres em situação de violência em Mogi das Cruzes, São Paulo, sob uma perspectiva feminista. A partir da entrevista com usuárias da rede de atendimento municipal, foi identificada a necessidade de criação de um fluxo de atendimento, de investimento nas políticas públicas existentes, de implantação de serviços e equipamentos ausentes, bem como promoção de autonomia e de espaços de participação das mulheres nas formulações e decisões sobre Políticas Públicas.

 

Palavras-chave: Gênero. Violência contra as mulheres. Pensamento Feminista. Rede de Atendimento. Políticas Públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victoria Soares Vidal (UMC), Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestre em Políticas Públicas (UMC 2021-2023), pesquisa sobre redes de atendimento e de enfrentamento às violências contra as mulheres. Possui graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura - PROUNI) pela Universidade de Mogi das Cruzes (2018). Pós-graduada em Psicologia Jurídica (Educatie) e em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (UMC). Professora do curso de Psicologia (UMC) desde 2022 e atua com Psicologia Clínica desde 2021. Participa da coordenação da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Colabora com a subsede Alto Tietê do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo nas comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização. Promotora Legal Popular. Tem experiência em Políticas Públicas do SUAS (casa abrigo para mulheres em situação de violências e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes), na organização de eventos de educação em direitos, na participação de conselhos municipais de direitos, e no atendimento a pessoas socialmente vulneráveis e com seus direitos violados.

Tatiana Ribeiro de Campos Mello (UMC), Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1999), mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006), estágio na Universidade do Porto (Portugal) e pós doutorado pela Universidade de Campinas UNICAMP (2012). Atualmente é coordenadora do curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes e coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas da mesma instituição. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia, políticas públicas e qualidade de vida.

Agnes Arruda (UMC), Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Professora visitante da Universidade Federal de São Paulo. Docente no Programa de Pós-gradação em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Estágio pós-doutoral concluído (2023) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO). Doutora (2019) e Mestra (2010) em Comunicação pela Universidade Paulista. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila (2005). Doutorado com bolsa CAPES-PROSUP e PDSE-CAPES, com estágio no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal (2018-2019). Na UMC também atua como professora dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, os quais coordenou de 2013 a 2018. Conteudista e tutora em disciplinas na modalidade à distância, bem como orientadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso da pós-graduação em Marketing (lato sensu). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Tem produção técnica em assessoria de comunicação, imprensa e imagem, bem como editoração impressa e eletrônica (jornalismo multiplataforma) e em produção e planejamento editorial com ênfase nas áreas de Política, Educação, Cultura e Lazer. Atualmente pesquisa sobre corpo, mídia e imaginário midiático nos processos da gordofobia. 

Downloads

Publicado

2024-06-10