A participação da Repartição Hidrográfica da Marinha na expedição de observação da passagem de Vênus, na Ilha de São Tomás (1882)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250007

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a participação da Repartição Hidrográfica da Marinha (RHM) na expedição de observação da passagem de Vênus pelo disco solar, na Ilha de São Tomás, no Caribe, em 1882. Com base no relatório publicado pelo Diretor da RHM, o Barão de Teffé, nos Anais do Imperial Observatório do Rio de Janeiro (IORJ), pretende-se contribuir para a reflexão sobre a atuação da RHM como uma instituição militar e científica capaz de contribuir ativamente na construção e consolidação de saberes no campo da Hidrografia, da  Cartografia e da Astronomia. Através da sua participação no esforço internacional da Observação da Passagem de Vênus pelo disco solar, buscava afirmar o saber produzido pela RHM, pelo IORJ e inserir o Brasil no concerto das nações civilizadas. 


Palavras-Chave: Repartição Hidrográfica da Marinha. História da Ciência. História das Instituições Científicas. História da Astronomia. Passagem de Vênus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Olivia Robba (UFF), Universidade Federal Fluminense

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde (PPGPAT/COC/FIOCRUZ), Mestre em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologias (HCTE-UFRJ), Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF). Email: prof.oliviarobba@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-07-07

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier