A participação da Repartição Hidrográfica da Marinha na expedição de observação da passagem de Vênus, na Ilha de São Tomás (1882)
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250007Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a participação da Repartição Hidrográfica da Marinha (RHM) na expedição de observação da passagem de Vênus pelo disco solar, na Ilha de São Tomás, no Caribe, em 1882. Com base no relatório publicado pelo Diretor da RHM, o Barão de Teffé, nos Anais do Imperial Observatório do Rio de Janeiro (IORJ), pretende-se contribuir para a reflexão sobre a atuação da RHM como uma instituição militar e científica capaz de contribuir ativamente na construção e consolidação de saberes no campo da Hidrografia, da Cartografia e da Astronomia. Através da sua participação no esforço internacional da Observação da Passagem de Vênus pelo disco solar, buscava afirmar o saber produzido pela RHM, pelo IORJ e inserir o Brasil no concerto das nações civilizadas.
Palavras-Chave: Repartição Hidrográfica da Marinha. História da Ciência. História das Instituições Científicas. História da Astronomia. Passagem de Vênus.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEL Tempo, Espaço e Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.