Eternal Scroll e a presença do luto nas redes sociais

Desafios da finitude no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250038

Resumo

Este artigo aborda o luto, onde a “imortalidade digital” amplia os limites e significados da finitude, gerando sobrecarga emocional e prolongando o sofrer. A espetacularização do luto online transforma a dor em conteúdo, afetando a intimidade da perda. Discute-se o direito ao esquecimento pós-morte como questão ética, dada a lacuna em protocolos e legislação para legados digitais. Urge desenvolver políticas humanizadas que conciliem memória, privacidade e dignidade, promovendo um luto saudável no século XXI. 


Palavras-chave: Morte Digital. Luto Online. Memória Virtual. Legado Digital. Presença Póstuma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márden Cardoso Miranda Hott (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Educação e Saúde Pública; Mestra em Saúde Coletiva e Comunicação Humana; Especialista em Pedagogia para o Ensino em Saúde. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e do Núcleo de Estudos em Educação a Distância e Educação Digital - Universidade Federal de Minas Gerais. 

Amanda Márcia dos Santos Reinaldo (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de estudos e pesquisa em saúde mental, álcool e outras drogas. Coordenadora do Centro Regional Referência em crack e outras drogas da EEUFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

Downloads

Publicado

2025-11-17