Codificar a Ausência

Morte, experiência e algoritmos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250027

Resumo

O artigo analisa a dataficação da experiência da morte do outro a partir do caso de Joshua, que utilizou IA para simular diálogos com sua noiva falecida. A pesquisa segue o instrumentalismo de John Dewey, investigando como a mediação algorítmica reorganiza a vivência da ausência. Conclui-se que a presença do morto é tecnicamente simulada, transformando a finitude em um evento operável e previsível, alterando a forma como se experiencia a morte no presente. 

 

Palavras-chave: Morte. Dataficação. Experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Duarte (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bolsista CAPES, na linha de pesquisa em Comunicação e Mediações Culturais. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM (UFMT), com ênfase em Estéticas e Narrativas (2022), e pós-graduado em Gestão de Empresas pelo Instituto Cenes (2022). Historiador pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (2014). Integra o Conselho Diretor do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNa), além de compor os grupos de pesquisa Limiar Estudos de Linguagem e Mídia e Multimundos. Sua investigação se concentra na prática social da morte assistida sob uma perspectiva comunicacional pragmatista, analisando as dinâmicas de ação e a emergência de novas crenças que colocam em questão as crenças cristalizadas sobre a prática da morte assistida e o sofrimento.

Pedro Pinto de Oliveira (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1980). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Pós-Doutorado em Comunicação e Artes na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã/Portugal (2017). Pós-Doutorado em Comunicação e Política no Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal (2023/2024). Docente e Pesquisador Associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFMT. Membro do Conselho Editorial e Científico da Revista Estudos em Comunicação do LabCom da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã/Portugal. Membro da Força Tarefa de Comunicação Multimodal da IAMCR. Vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação Multimodal da IAMCR. Coordenador do Grupo de Pesquisa Multimundos da UFMT. Áreas de interesse: Comunicação, Cultura, Filosofia e Política, com ênfase em Cinema e Audiovisual, atuando principalmente nas temáticas de Acontecimentos e Figuras Públicas e desenvolvimento de Ensaio Audiovisual Científico e Jornalismo Cinematográfico.

Downloads

Publicado

2025-11-17