ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O USO DE GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO PLANEJAMENTO DE CIDADES MÉDIAS

Autores

Palavras-chave:

artigo

Resumo

Este trabalho pauta-se numa revisão bibliométrica visando apresentar um panorama geral sobre o uso das geotecnologias aplicadas ao planejamento e gestão nas cidades médias, evidenciando as principais linhas de tendência e lacunas. O banco de dados Scopus, amplamente utilizado no cenário acadêmico global, iniciou a indexação deste termo apenas a partir de 2007, evidenciando a carência de trabalhos científicos sobre cidades médias em periódicos de alta performance. Destacaram-se modelos preditivos da expansão urbana e de avaliação do nível de segurança ecológica das cidades. As principais inovações adotaram múltiplas fontes de dados de satélite, programando rotinas de validação e otimização de algoritmos classificadores de imagem, bem como o incremento de cadeias de processamento semi-automatizadas com códigos livres e abertos. Diante das várias aplicações derivadas das geotecnologias é essencial a adoção destas ferramentas pelas secretarias municipais, para abandonar o modelo de planejamento e gestão arcaicos ou pouco eficientes de seus territórios.

Biografia do Autor

Alesson Pires Maciel Guirra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Engenheiro Geólogo (UFOP. 2015), Mestre em Geografia com ênfase em Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental (UFMT, 2017), Doutorando em Tecnologias Ambientais (atual)

Gisele Aparecida Nogueira Yallouz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2013). Mestrado em Recursos Naturais pela UFMS. Faz parte do Laboratório da Paisagem - LabPa/UFMS e atua como colaboradora em projetos de ensino e extensão. Áreas de interesse: Paisagismo, Urbanismo e Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Infraestrutura Urbana. Possui graduação em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (1998). https://orcid.org/0000-0002-9894-0396

Isadora Taborda Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduada em Arquitetura e Urbanismo (2013) na mesma universidade. Concluindo especialização em Arquitetura, Construção e Gestão de Empreendimentos Sustentáveis. Tem experiência profissional na área de Conforto Ambiental, Paisagismo, Projeto Luminotécnico e Projeto de Interiores. Atualmente trabalha com sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

GUIRRA, A. P. M.; YALLOUZ, G. A. N.; SILVA, I. T. ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O USO DE GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO PLANEJAMENTO DE CIDADES MÉDIAS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13339. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos