Multicausalidade da dengue no Litoral Norte Paulista: olhando o território e ouvindo quem nele mora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2219427.034

Palavras-chave:

Saúde pública. Arbovirose. Cidades. Saneamento ambiental. Causalidade multifatorial.

Resumo

Este artigo resulta de um estudo mais amplo sobre a dengue no Litoral Norte Paulista, região cujo processo de urbanização e desigualdade no acesso à habitação e aos serviços urbanos, como o saneamento, desencadeou o surgimento e o retorno de diversas doenças. As categorias espaço geográfico e psicosfera de Milton Santos são utilizadas para contextualizar o processo saúde-doença e a forma como os indivíduos veem o cotidiano. O objetivo é explicitar a visão dos moradores do Litoral Norte Paulista, que contraíram dengue entre os anos de 2002 e 2017, sobre a doença em seus espaços de vida. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa amparada em dados do Ministério da Saúde, IBGE e informações obtidas em entrevistas, com aplicação do método de saturação e de análise de conteúdo. Traz como resultados a visão dos participantes sobre o processo de adoecimento e tratamento da dengue. Como conclusão destaca a importância de se olhar não somente para o estado clínico, mas para o espaço de vida, uma vez que as raízes dos principais problemas de saúde pública no Brasil são profundas e assentadas em condições de nossa formação social desigual.

Biografia do Autor

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisadora do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Lidiane Maciel, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio Sanduíche na Université de Paris - Ouest Nanterre (2014-2015) e é Pós-doutora pelo Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas na área de técnicas e métodos de pesquisa social (2017). Docente-pesquisadora na Faculdade de Educação e Arte, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Urbano (PLUR IP&D UNIVAP). Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP Observatório das migrações no Estado de São Paulo (NEPO/UNICAMP, coordenado pela Profa.  Dra. Rosana Baeninger). Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa regular no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D UNIVAP) com o título: deslocamentos (I) migratórios ocupações, desocupações e realocação de população na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e Região Metropolitana de São Paulo. Como área de estudo inclui-se: Sociologia urbana, demografia/estudos populacionais e Planejamento Regional e Urbano. É coordenadora do Núcleo de Extensão Pesquisa-ação e Cartografias Sociais da Universidade do Vale do Paraíba (NEPACS/UNIVAP).  

Viviana Mendes Lima, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil

Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP - Faculdade de Saúde Pública (2017). Formada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP ( 2004 - 2007), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (2010). Pesquisadora associada do Laboratório de Estudos das Cidades. Participou do Projeto Rondon Operação Grão-Pará em janeiro de 2008. Também possui formação Técnica em Enfermagem pela Escola Fundação Johnson de São José dos Campos, SP. Dentro do período de 1999 a 2002 exerceu a função home care em Lausanne, Suíça. Ainda neste período ministrou aulas particulares de língua portuguesa e foi aluna do Curso de Francês do Polesud (Lausanne/Suíça). No período de agosto 2005 a dezembro de 2006 exerceu a função de Técnica em Enfermagem na APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados no Presídio Feminino de São José dos Campos, SP. Em 2007 ministrou aulas para o Ensino Fundamental e Médio em Escola Estadual no município de Jacareí, SP. Em janeiro de 2008, participou como membro capacitadora do Projeto Rondon na Operação Grão-Pará, no Município de Madeiro, Piauí. Coordenadora do INIC - Médio e Técnico - Encontro de Iniciação Científica, Pós-Graduação, INIC Jr e INID anual da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba. Foi Tutora de Educação a Distância - (EAD) do Curso de Gestão Ambiental - UNOPAR. Professora Convidada do Curso de EAD - Especialização em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública -USP. Membro do CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA da UNIVAP. Sou voluntária na Instituição - Centro Dandara de Promotoras Legais Populares que trabalha com mulheres em situação de violência e membro das QUILOMBELAS - Núcleo de Mulheres Negras de São José dos Campos -SP.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

SANTOS, M. H. da S.; GOMES, C.; MACIEL, L. M.; LIMA, V. M. Multicausalidade da dengue no Litoral Norte Paulista: olhando o território e ouvindo quem nele mora. Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2219427.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/19427. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos