Multicausalidade da dengue no Litoral Norte Paulista: olhando o território e ouvindo quem nele mora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2219427.034

Palavras-chave:

Saúde pública. Arbovirose. Cidades. Saneamento ambiental. Causalidade multifatorial.

Resumo

Este artigo resulta de um estudo mais amplo sobre a dengue no Litoral Norte Paulista, região cujo processo de urbanização e desigualdade no acesso à habitação e aos serviços urbanos, como o saneamento, desencadeou o surgimento e o retorno de diversas doenças. As categorias espaço geográfico e psicosfera de Milton Santos são utilizadas para contextualizar o processo saúde-doença e a forma como os indivíduos veem o cotidiano. O objetivo é explicitar a visão dos moradores do Litoral Norte Paulista, que contraíram dengue entre os anos de 2002 e 2017, sobre a doença em seus espaços de vida. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa amparada em dados do Ministério da Saúde, IBGE e informações obtidas em entrevistas, com aplicação do método de saturação e de análise de conteúdo. Traz como resultados a visão dos participantes sobre o processo de adoecimento e tratamento da dengue. Como conclusão destaca a importância de se olhar não somente para o estado clínico, mas para o espaço de vida, uma vez que as raízes dos principais problemas de saúde pública no Brasil são profundas e assentadas em condições de nossa formação social desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisadora do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Lidiane Maciel, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio Sanduíche na Université de Paris - Ouest Nanterre (2014-2015) e é Pós-doutora pelo Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas na área de técnicas e métodos de pesquisa social (2017). Docente-pesquisadora na Faculdade de Educação e Arte, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Urbano (PLUR IP&D UNIVAP). Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP Observatório das migrações no Estado de São Paulo (NEPO/UNICAMP, coordenado pela Profa.  Dra. Rosana Baeninger). Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa regular no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D UNIVAP) com o título: deslocamentos (I) migratórios ocupações, desocupações e realocação de população na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e Região Metropolitana de São Paulo. Como área de estudo inclui-se: Sociologia urbana, demografia/estudos populacionais e Planejamento Regional e Urbano. É coordenadora do Núcleo de Extensão Pesquisa-ação e Cartografias Sociais da Universidade do Vale do Paraíba (NEPACS/UNIVAP).  

Viviana Mendes Lima, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil

Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP - Faculdade de Saúde Pública (2017). Formada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP ( 2004 - 2007), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (2010). Pesquisadora associada do Laboratório de Estudos das Cidades. Participou do Projeto Rondon Operação Grão-Pará em janeiro de 2008. Também possui formação Técnica em Enfermagem pela Escola Fundação Johnson de São José dos Campos, SP. Dentro do período de 1999 a 2002 exerceu a função home care em Lausanne, Suíça. Ainda neste período ministrou aulas particulares de língua portuguesa e foi aluna do Curso de Francês do Polesud (Lausanne/Suíça). No período de agosto 2005 a dezembro de 2006 exerceu a função de Técnica em Enfermagem na APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados no Presídio Feminino de São José dos Campos, SP. Em 2007 ministrou aulas para o Ensino Fundamental e Médio em Escola Estadual no município de Jacareí, SP. Em janeiro de 2008, participou como membro capacitadora do Projeto Rondon na Operação Grão-Pará, no Município de Madeiro, Piauí. Coordenadora do INIC - Médio e Técnico - Encontro de Iniciação Científica, Pós-Graduação, INIC Jr e INID anual da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba. Foi Tutora de Educação a Distância - (EAD) do Curso de Gestão Ambiental - UNOPAR. Professora Convidada do Curso de EAD - Especialização em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública -USP. Membro do CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA da UNIVAP. Sou voluntária na Instituição - Centro Dandara de Promotoras Legais Populares que trabalha com mulheres em situação de violência e membro das QUILOMBELAS - Núcleo de Mulheres Negras de São José dos Campos -SP.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

SANTOS, M. H. da S.; GOMES, C.; MACIEL, L. M.; LIMA, V. M. Multicausalidade da dengue no Litoral Norte Paulista: olhando o território e ouvindo quem nele mora. Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2219427.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/19427. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos