Teoria e metodologia do material experiencial

geograficidades e espacialidades mediadas pelas experiências juvenis no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2321025.002

Palavras-chave:

geografia humanista, espacialidade, subjetividades, fenomenologia

Resumo

As discussões em torno da educação e da geograficidade do espaço escolar contemplam como os educandos experienciam esse espaço normatizado e controlado pelo Estado. Embora atemporais, tais discussões repercutem hodiernamente a fragilidade de tratar os sujeitos que habitam esse espaço de forma homogênea, negligenciando suas subjetividades e identidades. Sendo assim, a Geografia Humanista, através da fenomenologia e hermenêutica, adere-se ao estudo como forma de acessar a experiência socioespacial dos sujeitos, ou seja, como o ser-aí (dasein) e o habitar (dwelling) heideggerianos expressam formas de ver e estar no mundo. Através da noção de Temas, o estudo propõe identificar possibilidades de conectar essas experiências de mundo com as normatizações que controlam o devir e o habitar do espaço escolar, sendo nesse ínterim que são interpretados temas como  obrigação, profissionalização, socialização, conhecimento e técnica. A interdisciplinaridade e o vivido dotado de subjetividades apresentam-se como meios alternativos de contrapor o tratamento positivista e generalizador que sustenta os materiais de  controle/orientação do espaço escolar.

Biografia do Autor

Lucas Renato Adami, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPGl

*

Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

*

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

ADAMI, L. R.; NABOZNY, A. Teoria e metodologia do material experiencial: geograficidades e espacialidades mediadas pelas experiências juvenis no espaço escolar. Terr@ Plural, [S. l.], v. 17, p. e2321025, 2023. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.17.2321025.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/21025. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos