Macroevolução e processos adaptativos da família Leptocoeliidae (Brachiopoda) ao longo do Siluriano e Devoniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2321742.005

Palavras-chave:

sucessão de faunas, paleobiogeografia, Gondwana, mudanças climáticas

Resumo

A família Leptocoeliidae (gêneros Anabaia, Australocoelia, Eocoelia, Leptocoelia, Leptocoelina e Pacificocoelia) ocupa um  lugar importante na paleobiogeografia global, durante o Siluriano e Devoniano. Durante esses períodos, as  mudanças climáticas globais impactaram muitas faunas de invertebrados nos mares epicontinentais de Gondwana. No Siluriano, o gênero Eocoelia atingiu um comportamento  cosmopolita, enquanto Leptocoelia emergiu por processos simpátricos adaptativos e Anabaia foi extinto. Depois disso,  durante o Devoniano, o gênero Australocoelia emergiu e  atingiu níveis cosmopolitas enquanto Leptocoelina e Pacificocoelia surgiram por simpatrias nas regiões  equatoriais. Australocoelia, durante o Devoniano, ocupou os  mesmos nichos ecológicos que antes eram ocupados por  Anabaia no Siluriano. Pode-se dizer que o mesmo ocorreu  com Pacificocoelia e Eocoloelia nos mares de Laurentia,  configurando um processo de sucessão de faunas.

Biografia do Autor

Victor Rodrigues Ribeiro, UNESP

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017) com período Sanduíche na Arizona State University (2014). Mestrado em Biociências pela UNESP Assis/Bauru (2019) com ênfase em Paleobiogeografia. Atualmente faz parte do programa de Pós-Graduação da UNESP Assis/Bauru em Caracterização e Aplicação da Diversidade Biológica, onde continua a desenvolver projetos relacionados aos fósseis devonianos da América do Sul, com foco nos paleoinvertebrados. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia, Estratigrafia e Paleontologia.

Renato Pirani Ghilardi , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru, SP, Brasil

Professor Associado (Livre-Docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru, SP) onde ministra as disciplinas de Geologia, Paleontologia e Fundamentos das Ciências Humanas. Chefe de Laboratório do LAPALMA desde 2007 onde realiza suas linha de pesquisa em Paleontologia de Macroinvertebrados. Possui graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Botucatu 1995), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (USP 1999) e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (USP 2004). Graduado em Filosofia pela Unifran em 2016. Possui pós graduação lato sensu em Tanatologia. É professor do curso de pós graduação em Biodiversidade da Unesp Assis/Bauru e do Biodiversidade de Ambientes Costeiros da Unesp-São Vicente onde ministra a disciplina Tafonomia e Geomorfologia como ferramenta em interpretações paleoambientais. Participa como coordenador do grupo de pesquisa CNPq "Palaios" e como colaborador do grupo de pesquisa CNPq "Paleontologia do MS" e "Actuopaleontology and Macroevolution of Paleoinvertebrates Research Group". Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia entre 2017 e 2021. Atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

RODRIGUES RIBEIRO, V.; GHILARDI , R. P. Macroevolução e processos adaptativos da família Leptocoeliidae (Brachiopoda) ao longo do Siluriano e Devoniano. Terr@ Plural, [S. l.], v. 17, p. e2321742, 2023. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.17.2321742.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/21742. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos