Macroevolução e processos adaptativos da família Leptocoeliidae (Brachiopoda) ao longo do Siluriano e Devoniano
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2321742.005Palavras-chave:
sucessão de faunas, paleobiogeografia, Gondwana, mudanças climáticasResumo
A família Leptocoeliidae (gêneros Anabaia, Australocoelia, Eocoelia, Leptocoelia, Leptocoelina e Pacificocoelia) ocupa um lugar importante na paleobiogeografia global, durante o Siluriano e Devoniano. Durante esses períodos, as mudanças climáticas globais impactaram muitas faunas de invertebrados nos mares epicontinentais de Gondwana. No Siluriano, o gênero Eocoelia atingiu um comportamento cosmopolita, enquanto Leptocoelia emergiu por processos simpátricos adaptativos e Anabaia foi extinto. Depois disso, durante o Devoniano, o gênero Australocoelia emergiu e atingiu níveis cosmopolitas enquanto Leptocoelina e Pacificocoelia surgiram por simpatrias nas regiões equatoriais. Australocoelia, durante o Devoniano, ocupou os mesmos nichos ecológicos que antes eram ocupados por Anabaia no Siluriano. Pode-se dizer que o mesmo ocorreu com Pacificocoelia e Eocoloelia nos mares de Laurentia, configurando um processo de sucessão de faunas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Victor Rodrigues Ribeiro, Renato Pirani Ghilardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.