Discussões acerca do valor da natureza na perspectiva da ecologia política

a lógica Castriana como potencial sócio-metabólico Latino-Americano e a produtividade neguentrópica como territorização pela vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.21969.003

Palavras-chave:

Natureza, Ecologia Política, Campesinato

Resumo

O texto proposto sintetiza a urgência, desafios e alternativas para o giro ecológico nos termos da Ecologia Política. Assim, apoiamos nos recentes trabalhos de Enrique Leff (2021), investigamos as condições teóricas-políticas para a consolidação da racionalidade ambiental. Com esse propósito, buscamos com a obra de Josué de Castro e sua trágica Geografia da Fome, testemunhar as potencialidades da r-existência do campesinato latino-americano como socio-metabolismo sentipensantes alternativos ao do mundo-objeto proposto pela matriz da racionalidade econômica. Assinalamos a categoria de Metabolismo Social como prática cartográfica socioambiental de comunidades que possibilitam a desnaturalização analítica das relações técnicas de poder. Encarada como processo de territorialização pela vida, a produtividade neguentrópica, também conhecida como entropia negativa ou sintropia, complexifica a noção de socio-metabolismo, promove a re-valorização da natureza e permite sua re-apropriação social. Deste modo, esperamos destacar a necessidade da emancipação social e cultural das insurgências territoriais campesianas como preceitos fundamentais para a resolução dos desafios ambientais contemporâneos.

Biografia do Autor

João Francisco de Oliveira Neto, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Geografia (Bacharel), licenciando em Geografia (Licenciatura - UFSJ) e pesquisador do PPGEO - UFSJ, na linha de pesquisa Dinâmica do Espaço Rural e Urbano. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Geografia Agrária com ênfase em Analise Territorial. Faz parte do GHAP (Grupo de Pesquisa em Geografia Humana Aplicada) e do Programa de Extensão Diálogos de Saberes. Também residente na Escola Estadual Professor Iago Pimentel.

Ivair Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), graduação em Administração de empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor do Depto de Geociências e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Ministra aulas nos seguintes cursos: graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura), graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária/econômica, Geografia da Religião e Geografia da Saúde. Coordenou o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Federal de São João del-Rei de 2017 a 2020.

Arlon Cândido Ferreira, Universidade Federal Fluminense

-

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

OLIVEIRA NETO, J. F. de; GOMES, I.; FERREIRA, A. C. Discussões acerca do valor da natureza na perspectiva da ecologia política: a lógica Castriana como potencial sócio-metabólico Latino-Americano e a produtividade neguentrópica como territorização pela vida. Terr@ Plural, [S. l.], v. 18, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.18.21969.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/21969. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos