Resposta da Vegetação Campos de Altitude às Mudanças Climáticas na Faixa Altitudinal Acima de 400 Metros na Serra do Amolar e Morraria do Urucum, Pantanal Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.2423238.018Palavras-chave:
clima, aquecimento global, vegetação montanhosa, NDVI, PantanalResumo
Este estudo examina os efeitos impulsionadores das mudanças climáticas na distribuição espacial da vegetação dos Campos de Altitude ao longo de uma faixa altitudinal acima de 400 m na Serra do Amolar e Morraria do Urucum, ambas inseridas no Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil. Dados foram obtidos a partir da plataforma Google Earth Engine de 1982 a 2022 para dados climáticos e de 1985 a 2022 para dados de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index). Empregou-se o software R para métricas de análise sobre os dados raster na identificação da variação espacial das médias do NDVI, e correlação de Pearson e regressão linear simples para estimar a força da relação entre as variáveis climáticas e o NDVI. Foi observada uma tendência crescente de temperatura, NDVI e precipitação ao longo dos 37 anos analisados e as variáveis de temperatura e precipitação foram significativamente relacionadas com os dados de NDVI e de mudança espacial na cobertura vegetal. O estudo revelou assim o mérito desta análise com uma abordagem técnica para avaliar a contribuição das alterações climáticas versus alteração na dinâmica da vegetação em ecossistemas montanhosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dhonatan Diego Pessi, Normandes Matos da Silva, Camila Leonardo Mioto, Alfredo Marcelo Grigio, Francisco das Chagas Oliveira, Vinicius de Oliveira Ribeiro, Fábio Veríssimo Gonçalves, Marco Antonio Diodato, Roberto Macedo Gamarra, Felipe Siqueira Pacheco, Antonio Conceição Paranhos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.